quinta-feira, setembro 19, 2024
32.9 C
Brazil

Show de Tecnologia: Maracaju abre mais uma edição do agro tecnológico

Data:

spot_img
spot_img

Showtec é uma das principais referências de feiras voltadas a soluções tecnológicas como ferramentas do agro inovador para ganhos de produtividade

Por Agência 24h*

Considerado um dos maiores eventos do agronegócio de Mato Grosso do Sul, a Fundação MS promove em Maracaju até quinta-feira (23) a 27ª edição do Showtec, que neste ano reúne 160 expositores, apresentando novas tecnologias, palestras técnicas, serviços e maquinários. O governador Eduardo Riedel participou nesta manhã da abertura do evento e destacou o empenho da Fundação MS no desenvolvimento do agronegócio sul-mato-grossense.

“O agro do Mato Grosso do Sul e a economia do Estado deve muito à Fundação MS, pelo que ela construiu ao longo dos anos. O Showtec é a grande vitrine. Nestes mais de 20 anos de trabalho, a Fundação MS construiu um conjunto de informação e validação de tecnologia que foi fundamental para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul”, frisa o governador.

Riedel ainda completa que “se nós somos o que somos hoje é porque nós tivemos a Fundação presente, junto com o produtor rural, desbravando novas tecnologias, validando, orientando. Creio que uma das grandes ações do Showtec e da própria Fundação é validar as grandes inovações que a ciência e a pesquisa estão produzindo”.

O governador Eduardo Riedel ainda lembrou da última agenda do Estado no MS Day Internacional, em Nova Iorque, onde foram apresentados para investidores estrangeiros as oportunidades e os projetos estruturantes em Mato Grosso do Sul.

“Foi muito positivo, tanto para os novos investimentos que vão acontecer no Estado em diversas áreas da economia, investimentos privados, como nos projetos do Governo que estão indo ao leilão e na qual os investidores do mundo inteiro estão de olho. São quase R$ 27 bilhões na carteira de estradas, ferrovia, hidrovias e hospitais”, acrescenta.

A expectativa desta 27ª edição da Agrotec, segundo a Fundação MS, é de atrair cerca de 28 mil pessoas nos três dias de programação. No ano passado, o evento atraiu 25 mil pessoas e movimentou R$ 600 milhões em negócios realizados na feira.

Também presente ao evento, o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), disse que a tecnologia aplicada ao campo é uma aliada para o aumento da produtividade. “Showtec é essa referência de tecnologia, que está disponível para o aumento da produtividade e ganho do produtor”.

De acordo com o presidente da Fundação MS, Daniel Franco Pereira, a difusão de tecnologias está no DNA da instituição e se consolida como principal objetivo do Showtec. “Estamos empolgados e esperamos proporcionar aos participantes uma experiência enriquecedora. Temos pesquisadores confirmados com muito conhecimento e oportunidades para dividir”.

Para o prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan, a inovação é o grande diferencial do evento. “A Fundação tem buscado inovações e contribuindo para que o nosso estado seja uma vitrine para os investidores venham para Maracaju”, salienta.

Ao final da abertura da feira, Eduardo Riedel, acompanhado de demais autoridades, visitou estandes, entre eles, da Patrulha Rural da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e da Embrapa. Além da exposição de produtos e serviços e ligados ao agro, o Showtec contará 16 palestras sobre diversos temas.

Estande do Sesi-Senai – de robô a artes plásticas 

O estande do Senai e do Sesi chama atenção em meio aos instalados.Não se engane, robô educativo e artes plásticas podem ajudar a impulsionar o setor produtivo e é justamente isso que as equipes comprovam para quem visita a feira.

De acordo com o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, a participação no evento é fértil e pode gerar grandes parcerias. “É o sexto ano consecutivo que participamos da Showtec e, além de trazer tecnologia, aprendemos com quem está aqui”.

Entre os serviços apresentados pelo Senai, o diretor-regional destaca o Laboratório de Sementes, capaz de analisar a qualidade das sementes antes do produtor colocá-la no solo; inovações, como os drones pulverizadores; e inteligência artificial, capaz de auxiliar nas tomadas de decisão de quem trabalha com o campo; além qualificação profissional para operar tecnologias do campo.

O superintendente do Sesi Mato Grosso do Sul, Régis Borges, destacou a importância da atuação da instituição em uma região tão importante quanto a de Maracaju. “Tanto na parte de educação básica, robótica, de cultura e inovação social, a relação da agroindústria na parte de saúde e segurança do trabalho. Tudo isso faz parte da nossa missão enquanto Sesi diante do setor produtivo”, destacou.

Informações de Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS e do Sistema Fiems
Fotos: Saul Schramm e Sistema Fiems (robô)

Últimas notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui