quinta-feira, setembro 19, 2024
32.9 C
Brazil

Rio Verde, “a praia” do turismo de lazer e de aventura no baixo Pantanal

Data:

spot_img
spot_img

Investimentos do governo do Estado potencializam o turismo na região de Rio Verde na Rota Centro Norte Pantanal

(Foto: Bolivar Porto)
Por Agência 24*

Rio Verde é um dos destinos turísticos mais antigos de Mato Grosso do Sul, para onde os visitantes iam em busca de lazer, diversão e para passar períodos de férias, curtindo as belezas das sete quedas, principal atrativo da região. Por um tempo fora do circuito, volta a potencializar seus recursos naturais com os incentivos da Rota Centro Norte Pantanal, que alcança ainda outros municípios.

A 194 km de Campo Grande, Rio Verde sempre foi um destino apreciado por moradores de Mato Grosso do Sul, que pela relativa distância viajam ao município para lazer e diversão nas “sete quedas”. De outros estados, chegam visitantes para o turismo de aventura.

O município oferece atrações turísticas em dois terços de zona serrana e um terço do baixo Pantanal. É uma das mais importantes áreas de turismo do Estado, com destaque para a Cachoeira das Sete Quedas, Balneário Quedas d´Água e o Balneário Sete Quedas.

Rio Verde também é referência em turismo rural e turismo de aventura. Uma das atrações é a Fazenda Igrejinha, que oferece aos turistas passeios em ambiente natural, caminhadas em meio a fauna e flora, mirantes, bica d’água e sítio arqueológico. O passeio é acompanhado por guia local. Lá o visitante pode também fazer rapel e cavalgada. A Fazenda Várzea Alegre, com duas cachoeiras e uma gruta, cachoeira Várzea Alegre e cachoeira Ovo Negro e gruta do Cateto, oferece caminhadas por trilhas, passeios a cavalo e ordenha.

Investimentos

Durante agendas na região norte de Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel supervisionou obras que garantem melhor qualidade de vida para a população de Rio Verde e para os turistas, chegando a pessoas de todas as gerações. O prédio da Associação Grupo da Melhor Idade é um exemplo disso.

O local passa por uma reforma e adequação para tornar o ambiente mais confortável e propício para as atividades socioculturais e educativas. A obra sequer terminou ainda e o presidente da Associação, Pedro Pereira de Oliveira, já está planejando os bailes e as outras festividades que fará no espaço renovado.

“Olha, aqui tem baile que dá 200, 300 pessoas, e quando você faz encontro de idoso isso aqui lota que não cabe. Aqui é o lugar! Dia 28 de setembro a gente vai fazer o São Cosme e Damião para as crianças e vamos pôr aqui umas 300 crianças. E aqui todo domingo tem baile, música ao vivo. Tem vez que tem churrasco. É um lugar de confraternização”, conta.

Pedro explica que a transformação não seria possível sem investimento do Estado. “Está sendo uma melhoria de praticamente de 90%. Ali a cobertura era baixinha, tinha chão [de terra] isso aqui. O palco vai ser lá naquela parede agora. E é uma melhoria que a gente toda a vida pensou em fazer, mas se não fosse a ajuda do nosso Governo do Estado, a gente não fazia, né?”, frisa.

“A obra é muito grande, então ficamos muito felizes de ganhar essa obra do Eduardo [Riedel]. Ele prometeu para mim quando não era nem pré-candidato ainda. E ele cumpriu a palavra dele assim, ele falou: ‘você pediu essa obra pra um governador de palavra, eu vou dar essa obra a você’. E ele deu”, complementa Oliveira.

Com o novo espaço de confraternização, os idosos passam a ter a oportunidade de participação mais efetiva na vida comunitária, prevenindo situações de risco pessoal e contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo. No local são desenvolvidas aulas de ginástica, atividades físicas, artesanato, jogos de cartas, bingo, festas tradicionais, baile de carnaval, homenagens, entre outros eventos e atividades que promovem interação e integração dos idosos de Rio Verde.

O Governo do Estado, por meio da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), firmou convênio para restauração da sede da Associação Grupo da Melhor Idade em fevereiro de 2024, com previsão de conclusão dentro de 12 meses. O Grupo da Melhor Idade é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em setembro de 2003.

Iluminação de led solar

Riedel também fez questão de ver de perto o investimento em iluminação pública que garante mais conforto e segurança para moradores e turistas que percorrem os seis quilômetros de ciclovia na MS-427, rumo às belezas sem igual dos balneários de Rio Verde.

Para o governador Eduardo Riedel, o objetivo é levar melhoria para a vida das pessoas. “A parceria do Estado com o município acontece em todas as áreas de atuação. Nós estamos falando da pavimentação de Rio Verde, que tem acontecido num ritmo acelerado e resulta no bem-estar da população, no saneamento básico, nas escolas reformadas, em todo esse processo de infraestrutura mais pesada, e o município junto com o Estado tem avançado e quem ganha com isso a população”.

“Estou passando aqui para supervisionar as obras, como a iluminação de LED também ali no acesso às cachoeiras de Rio Verde. Não tenho dúvida que aqui vai se tornar cada vez mais um polo turístico importante e eu acho que é dessa maneira que a gente pode contribuir para o desenvolvimento de Rio Verde e o bem-estar das pessoas”, completa.

As luminárias LED, instaladas por meio do programa ‘MS Energia Limpa’, reforçam o compromisso do Estado com o uso de energias limpas e renováveis. O programa prevê investimentos em novos sistemas que utilizam a energia gerada a partir da luz do sol para iluminar espaços públicos, incluindo as rotatórias de rodovias estaduais, e ainda estender esse sistema para ciclovias e pontes no Estado.

Segundo o prefeito Réus Fornari, são investimentos que melhoram a vida das pessoas. “O mais importante dessa parceria é que isso funcione dessa maneira, gerando resultado. Quem ganha com isso é a população. São obras e benefícios que vêm, e a gente com isso consegue melhorar em muita qualidade de vida da nossa gente”.

A substituição por lâmpadas LED solar deve gerar uma economia superior a meio milhão de reais anualmente para os cofres públicos, por eliminar despesas com energia elétrica e manutenção, além de prevenir furtos de cabos e equipamentos.

Entre os municípios já contemplados com o projeto MS Energia Limpa estão Alcinópolis, Amambai, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Fátima do Sul, Figueirão, Inocência, Japorã, Jateí, Maracaju, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Rio Negro, Sete Quedas, Sidrolândia e Três Lagoas.

(*) Com informações de Paulo Fernandes, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende

 

Últimas notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui