região oferece um leque de infinitas possibilidades turísticas graças aos seus encantos naturais e culturais. Veja onde encontrá-los e quais atrações os diferenciam
Por Agustina Fontirroig – Meteored/Argentina
Perguntamos ao ChatGPT quais são os 10 destinos mais exóticos para visitar na América Latina e esta foi a sua seleção: localizados nesta parte do mundo, são destinos que oferecem uma combinação de natureza, aventura e cultura.
São ideais para quem procura experiências fora do comum em alguns dos países mais notáveis e, na maioria dos casos, correspondem também a locais pouco conhecidos e/ou explorados pelo turismo.
Abaixo está a lista completa dos 10 destinos turísticos mais exóticos para visitar na América Latina: onde encontrá-los e quais atrações os diferenciam.
1. Arquipélago de San Blas
É um conjunto de mais de 360 ilhas tropicais do Caribe, pertencentes ao Panamá e localizadas na costa norte do istmo, que constituem um destino perfeito para viajantes em busca de praias virgens, mergulho e cultura indígena.
O Arquipélago de San Blas abriga o povo indígena Guna, por isso este destino também é conhecido como Ilhas Guna Yala: esta comunidade é conhecida nacionalmente pela produção e design das famosas molas, um tecido tradicional feito de camadas de tecidos coloridos que formam padrões e imagens inspiradas em suas crenças cosmogênicas e mitológicas.
Para chegar ao Arquipélago de San Blas saindo da Cidade do Panamá é necessário ir até Cartí, principal porto das ilhas, em uma viagem de pelo menos 2 horas e meia por estrada. Depois, desde Cartí é possível chegar a cada ilha de barco em cerca de 20 minutos.
2. Deserto de Tatacoa
O Deserto de Tatacoa é uma região semiárida localizada no departamento de Huila, na Colômbia, onde os visitantes podem admirar em primeira mão o registro de processos erosivos, cactos, arbustos espinhosos, condições climáticas extremas e achados fósseis.
Este destino exótico apresenta-se como um local imperdível para visitar pelo menos uma vez na vida graças a uma paisagem surreal com formações rochosas vermelhas e cinzentas, cores que recebe por estar localizado numa zona com terreno rico em magnésio e zinco.
Pela sua disposição geográfica, o Deserto de Tatacoa é um cenário ideal para observar as estrelas e explorar um ambiente quase extraterrestre: uma das atividades obrigatórias aqui é a observação de eventos celestes, graças à sua localização na curvatura mais alta do planeta.
3. Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma ampla área protegida do Brasil, localizada na Região Nordeste do estado do Maranhão. É famosa por suas dunas de areia branca que formam piscinas naturais de águas cristalinas após as chuvas, criando uma paisagem única, (veja imagem do destaque).
Para chegar aos Lençóis Maranhenses, é aconselhável voar primeiro até o Aeroporto Internacional de São Luís e de lá seguir por via terrestre até Santo Amaro (235 km a oeste). Paralelamente, o melhor acesso terrestre às dunas e às maiores lagoas do parque é através de Santo Amaro do Maranhão, cidade próxima a São Luís.
4. Parque Nacional Torres del Paine
Localizado na Patagônia Chilena, o Parque Nacional Torres del Paine oferece uma paisagem espetacular mesclada com montanhas, geleiras e lagos azul-turquesa, sendo um ambiente ideal para os adeptos do trekking e/ou amantes do turismo de natureza.
Entre os locais mais emblemáticos para visitar neste destino estão as três torres de granito e seus picos em forma de chifre chamados “Cuernos del Paine”, principal razão pela qual o Parque Nacional leva o seu nome.
O Parque Nacional Torres del Paine está localizado exatamente na comuna de Torres del Paine, província de Última Esperanza, Região de Magalhães e Antártica Chilena. Está localizado a 400 km a noroeste de Punta Arenas e 112 km a noroeste de Puerto Natales.
5. Monte Roraima
O Monte Roraima faz parte do chamado escudo das Guianas, considerado um dos maciços geológicos mais antigos do planeta, datando do Pré-cambriano, há cerca de dois bilhões de anos.
Também conhecido como tepui Roraima, Cerro Roraima ou simplesmente Roraima, é o ponto mais alto da cadeia de planaltos tepui da serra de Pacaraima, na Venezuela. Constitui o ponto de tríplice fronteira entre este país, o Brasil e a Guiana.
A 2.810 metros de altitude, é uma das formações mais antigas da Terra e, como tal, oferece paisagens únicas com planaltos elevados e vegetação endêmica.
6. Reserva da Biosfera Sian Ka’an
A Reserva da Biosfera Sian Ka’an é uma área natural protegida localizada na costa caribenha do estado de Quintana Roo, na Península de Yucatán, no México.
Oferece uma mistura de ecossistemas, desde mangais a recifes de coral, e alberga uma vida selvagem abundante, razão pela qual foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1987 e sítio Ramsar em 2003.
Este destino apresenta-se como um dos principais atrativos turísticos da Riviera Maya, sendo acessível para ser visitado através de um passeio organizado por uma empresa ou por meio de transporte privado, seja alugando um carro ou contratando um serviço de táxi ou um serviço de transfer personalizado.
7. Salar de Uyuni
Este vasto deserto de sal oferece paisagens incríveis que parecem tiradas de outro planeta: localizado no meio da Cordilheira dos Andes e correspondente ao sul da Bolívia, este destino é considerado o maior salar do mundo.
Para os habitantes locais, é o legado de um lago pré-histórico que secou e deixou uma paisagem desértica de quase 11 mil quilômetros quadrados de sal branco brilhante, formações rochosas e ilhas de cactos.
Para visitar o Salar de Uyuni, os visitantes devem primeiro chegar a Uyuni, uma cidade pequena e empoeirada localizada a 540 km de La Paz e o ponto de partida mais popular para passeios ao deserto de sal.
8. Monteverde
Localizada em um ambiente conhecido principalmente por suas florestas nubladas com biodiversidade, Monteverde é uma grande área de conservação natural localizada na fronteira das províncias de Puntarenas, Guanacaste e Alajuela, na Costa Rica.
Aqui é possível admirar uma floresta nublada famosa pela sua biodiversidade, onde os visitantes são convidados a caminhar entre as copas das árvores, observar aves como o quetzal e explorar a floresta tropical. Desta forma, nas trilhas desta reserva é possível avistar samambaias e orquídeas enquanto caminha sobre a folhagem da mata.
9. Ilha de Páscoa
Esta remota ilha do Pacífico é um dos lugares mais isolados do mundo e possui uma cultura rica e enigmática: é um destino exótico localizado numa ilha vulcânica da Polinésia, embora burocraticamente pertencente ao território chileno.
O nome nativo desta atração é “Rapa Nui” e é mundialmente famosa por suas estátuas monumentais chamadas “moai”, figuras humanas esculpidas com cabeças enormes que geralmente eram apoiadas em enormes pedestais de pedra chamados ahus.
Devido à sua localização, cerca de 3.800 km a oeste do continente americano, tem uma população de pouco mais de 5.000 habitantes: o único centro povoado e capital é Hanga Roa, localizada ao sul, na margem oeste da ilha. Aqui as línguas oficiais são o espanhol e o rapanui, sendo este último típico da etnia polinésia que vive na Ilha.
10. Ilhas Galápagos
As Ilhas Galápagos são um arquipélago vulcânico localizado no Oceano Pacífico, pertencente à província homônima do Equador e localizado precisamente a cerca de 1.000 km de sua costa.
É destacado como um dos destinos expoentes do turismo ecológico uma vez que se posicionou como um dos locais mais famosos do mundo para observação da vida selvagem. É também reconhecida pela sua grande biodiversidade, a mesma que inspirou o naturalista inglês Charles Darwin no desenvolvimento da sua teoria da evolução por seleção natural.
Por que visitar este destino? As Ilhas Galápagos oferecem uma experiência única interagindo com animais como tartarugas gigantes, iguanas marinhas e pinguins.