quinta-feira, setembro 19, 2024
20.9 C
Brazil

Gripe mata 22 em Campo Grande em 1 mês e meio; ninguém tinha se vacinado

Data:

spot_img
spot_img

Campo Grande conseguiu vacinar até agora, sustenta a pesquisa, apenas 33% do público a partir dos 6 meses de idade

Por Celso Bejarano – Agência 24h

Num período de 47 dias, de 13 de abril passado a 30 de maio, ao menos 22 pessoas morreram vítima da gripe, a conhecida influenza A, em Campo Grande, informou nesta quarta-feira (5), o setor de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Detalhe notável: nenhuma das vítimas mortas havia tomado a vacina contra a gripe este ano, ou, então, não tinha o registro da aplicação do imunizante, que é ofertado de graça, nas unidades de saúde do município.

O levantamento da secretaria indica que entre os 22 mortos, oito tinham menos de 60 anos de idade.

A mais nova vítima, cita a pesquisa, era uma mulher de 30 anos, que seria fumante e outras vítimas não tinham nenhuma comorbidade sequer, isto é, sem doenças crônicas ou outras condições clínicas que as tornam com maior risco de agravamento ou óbito pela doença.

H3N2

 Diz também o estudo da Secretaria Municipal de Saúde que das 22 vítimas da influenza A, 14 tinham o subtipo H3N2, 5 testaram positivo para H1N1 e, em 3 óbitos, não houve subtipificação.

Vacina é única forma de se prevenir contra a gripe

Campo Grande conseguiu vacinar até agora, sustenta a pesquisa, apenas 33% do público a partir dos 6 meses de idade, faixa etária em que a vacina é liberada.

A Sesau narrou ainda que na segunda-feira (03) passada, algumas unidades de urgência e emergência registraram uma procura acima do normal. No Aero Rancho, um dos bairros mais populosos da cidade, por exemplo, o movimento subiu 97,02%, e na UPA das Moreninhas, o aumento foi de 126,87%.

Já o SAMU recebeu, entre ontem, terça-feira (4) e a madrugada de hoje, pelo menos 22 chamadas para atendimento de complicações de síndrome respiratória.

O que faz a Secretaria de Saúde reforçar o alerta para a importância da imunização, que está disponível em todas as unidades de saúde de Campo Grande, informou a prefeitura por meio de comunicado divulgado nesta manhã.

A vacina contra a gripe é gratuita e protege contra 3 vírus: Influenza A, com os subtipos H1N1 e H3N2, e a influenza B.

Influenza A: sintomas, transmissão e prevenção

Os vírus da influenza causam infecções no trato respiratório humano. existem quatro tipos da influenza: A, B, C e D. Para os humanos, os dois tipos que mais impactam a saúde são o A e o B.

Os de tipo A são os conhecidos por causar emergências de saúde pública, como no caso da pandemia de 2009 (causada pelo vírus H1N1 da influenza A). Os vírus da influenza A são divididos em subtipos, com base em duas proteínas presentes nas superfícies do agente infeccioso: a hemaglutinina (H) e neuraminidase (N). Daí deriva sua classificação específica, como H1N1 e H3N2, por exemplo.

De modo geral, os sintomas começam a se manifestar entre o primeiro e o quarto dia da infecção e os mais comuns são:

– Febre;

– Calafrios;

– Tosse;

– Dor de garganta;

– Nariz escorrendo ou entupido;

– Dor muscular e/ou corporais;

– Dor de cabeça;

– Fadiga (cansaço);

– Vômito e diarreia, mais comum no público infantil.

A maioria das pessoas se recupera em menos de duas semanas, mas alguns indivíduos podem apresentar complicações, como Pneumonia.

Transmissão

A transmissão ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, tossir ou falar; e também de forma indireta, quando após contato com superfícies contaminadas, a pessoa leva as mãos com o vírus até a boca, nariz e olhos.

Prevenção

A gripe por influenza A pode ser prevenida através da vacinação. Os imunizantes disponibilizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são compostos a partir de RDC da Anvisa, que avalia as cepas em circulação dos tipos A e B da influenza nas temporadas de circulação do vírus.

Outras medidas não-farmacológicas colaboram para a não infecção, como lavar as mãos com frequência, utilizar máscaras e priorizar ambientes com circulação do ar.

Últimas notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui