segunda-feira, outubro 14, 2024
12.2 C
Brazil

Brasil festeja a Independência em clima de paz e democracia fortalecida

Data:

spot_img
spot_img

Além de tropas das três Armas, 30 atletas olímpicos que competiram nos jogos de Paris e o Zé Gotinha, participaram do desfile em Brasília. Em MS, manifesto pede fim da violência contra a mulher

Assistir aos desfiles é uma tradição que passa de geração em geração (Foto: Álvaro Rezende)
Por Agência 24h*

Os brasileiros festejaram neste sábado, 7 de setembro, os 202 anos da independência do Brasil. Em clima de paz, com temas importantes e mensagens de otimismo, a população comemorou a data cívica mais importante mantendo a mesma tradição, com desfiles cívico-militares em todas as cidades do país. Em Campo Grande, destaque para a união de poderes e a sociedade civil na campanha contra a violência, focada no combate ao feminicídio. Por outro lado, também focada na vida, o desfile em Brasília trouxe para a avenida o Zé Gotinha, mascote das campanhas de vacinação.

Cerca de 15 mil pessoas assistiram ao desfile da Independência em Campo Grande. Ao lado de outras autoridades, o governador Eduardo Riedel acompanhou o desfile do palanque, junto ao comandante do CMO (Comando Militar do Oeste), o general do Exército Fernando Estorrilho Baganha.

“O desfile é muito importante porque é o momento da gente celebrar os 202 anos da nossa Independência. Um evento que tem a presença das crianças e dos cidadãos que vêm prestigiar. Sempre com a participação das escolas e diferentes instituições, cada ano com suas próprias características”, afirmou o governador.

O evento começou às 8h com a tradicional revista à tropa feita pelo governador e pelo comandante do CMO. Depois, já no local do desfile na rua 13 de Maio, houve o hasteamento da bandeira e foi acesa a Pira com Fogo Simbólico da Pátria.

O desfile teve duas horas de duração, terminando por volta das 11 horas. Participaram mais de 2 mil estudantes de escolas públicas e projetos sociais. Cerca de 23 organizações civis e militares desfilaram pelas ruas da cidade, com 4 mil integrantes.

O sol e o tempo seco ao longo da manhã não afastaram o público cativo, entre crianças, adultos e idosos que foram conferir todas as apresentações.

Mensagens importantes também foram passadas ao longo do desfile, como as policiais penais que levaram uma bandeira do “Todos Por Ela” – uma iniciativa que visa combater, prevenir e erradicar o feminicídio no Mato Grosso do Sul.

As fanfarras e bandas levaram músicas e apresentações de qualidade ao público. Passaram pelo local alunos das escolas estaduais Neyder Suely, São Francisco, Teotônio Vilela, 26 de Agosto, e das cívico-militares Marçal de Souza e Professor Tito, e integrantes do projeto Florestinha, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, do Projeto Bom de Bola, da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e estudantes do Colégio Militar de Campo Grande.

Assim como as instituições civis, Forças Armadas e forças de segurança do Estado realizaram belos desfiles. Foi montada estrutura com arquibancada ao longo do percurso ao público, com bebedouros para hidratação.

BRASÍLIA

O desfile na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, destacou a importância da vacinação, com a presença do famoso personagem Zé Gotinha, e homenageou o povo gaúcho pelo enfrentamento das fortes chuvas de maio.O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu o desfile cívico-militar, às 9h14. O tema deste ano é Democracia e Independência. É o Brasil no Rumo Certo. Diversas autoridades estiveram presentes.

Neste ano, o evento que celebra do Dia da Independência foi organizado em três eixos temáticos: a presidência rotativa do Brasil do G20 e a Cúpula de chefes de Estado que será realizada em novembro, na cidade do Rio de Janeiro; o apoio e esforços para a reconstrução do Rio Grande do Sul; e o aumento da proteção da população, em especial, das crianças, por meio das campanhas de vacinação e a ampliação dos serviços de atendimento primário em saúde, com a retomada do programa Mais Médicos do governo federal.

Participaram do desfile 30 atletas olímpicos que competiram nos jogos de Paris, entre julho e agosto, além do mascote da vacinação brasileira, o Zé Gotinha. O atleta Caio Bonfim que, na França, faturou a prata inédita para o Brasil na marcha atlética, foi o porta-bandeira do grupo.

O desfile terminou com a tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

 

(*) Fonte: Comunicação do Governo de MS e Agência Brasil
Fotos: Álvaro Rezende (exceto Brasília)

 

Últimas notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui