segunda-feira, setembro 16, 2024
17.7 C
Brazil

Semana Estadual da Juventude foca na saúde mental dos jovens

Data:

spot_img
spot_img

Semana Estadual da Juventude terá seu foco em estratégias de promoção, prevenção e atendimento em saúde mental para a população na faixa dos 15 aos 29 anos

Por Agência 24h*

A Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, com o apoio de parceiros, realiza na sexta-feira, 23, o curso ‘Lançamento da Formação e Capacitação – Saúde Mental do Jovem Sul-mato-grossense’.

Voltado às lideranças e atores da juventude de MS, incluindo representantes de conselhos, coordenadorias, psicólogos, assistentes sociais, professores, ONGs, prefeituras e demais entidades relevantes, o encontro marca o lançamento do curso gratuito de 180 horas disponibilizado pela Fiocruz/MS.

Subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz, explica que o objetivo do webinário é realizar um encontro online abrangente com todos os envolvidos na Semana Estadual da Juventude.

“O evento também marca o início do pilar ‘Capacitação’ dentro do projeto da Semana Estadual da Juventude, com o tema “Saúde Mental do Jovem Sul-mato-grossense”, promovido pela Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude, com o apoio de diversos parceiros, e que tem como objetivo criar uma rede colaborativa robusta para a promoção e o suporte à saúde mental dos jovens no Estado”, ressalta Jessé.

Ainda no webinário, será ofertado o material multiplicador, que inclui subsídios teóricos e sugestões didáticas e recursos audiovisuais de apoio, com o intuito de fortalecer a compreensão e a atuação em saúde mental juvenil. Haverá orientações sobre capacitações para os órgãos e pontos focais, personalizadas de acordo com a temática.

Para participar do webinário é necessário se inscrever pelo link. O ‘Lançamento da Formação Saúde Mental do Jovem Sul-mato-grossense – Adolescências e Juventudes na Contemporaneidade’ será realizado no dia 23 de agosto, às 9h, pela plataforma Zoom.

Programação – 23/8

9h – Boas-Vindas e Acolhida:

  • Viviane Luiza – Secretária de Estado da Cidadania

9h10 – Apresentação Geral do Projeto e lançamento da Formação:

  • Jessé Cruz – Subsecretário de Estado da Juventude

9h25 – Palestra: “Adolescências e Juventudes na Contemporaneidade”

  • Hugo Monteiro Ferreira – Pós-doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (Braga-Portugal), orientador de pesquisas em saúde mental de crianças, adolescentes e jovens

9h45 – Apresentação do Curso Online: “Aperfeiçoamento em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Adolescentes e Jovens”

  • Silvia Moraes – Pesquisadora em Saúde Pública – FIOCRUZ/MS

9h50 – Lançamento e oferta do Material Multiplicador:

  • Amanda Ferreira de Andrea – COPASE – SED/MS

10h – Orientações sobre Capacitações para Órgãos e Pontos Focais:

  • Ton de Almeida – Grupo Amor Vida

10h10 – Disponibilização dos links do curso e materiais

Semana Estadual da Juventude

A Semana Estadual da Juventude tem o objetivo de desenvolver e implementar estratégias abrangentes de promoção, prevenção e atendimento em saúde mental para a população com idades entre 15 e 29 anos.

Este projeto terá como foco central a saúde mental, culminando na Semana da Juventude (Lei nº 3.748, de 25 de setembro de 2009), e se enquadra nos pilares de atuação de “Promoção do Bem-estar e Saúde Mental”, contribuindo diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (Saúde e Bem-estar) e 4 (Educação de Qualidade).

Entre os parceiros envolvidos nesta iniciativa estão a Secretaria de Estado de Saúde, a Secretaria de Estado de Educação, a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Mato Grosso do Sul), o Conselho Estadual de Juventude, o Grupo Amor Vida, o Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) – Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), a Associação Amando Vidas, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Indígenas, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Igualdade Racial, Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, Conselho Regional de Psicologia (CRP 14), Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CEAD), entre outros.

(*) Informações de Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania

Últimas notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui