segunda-feira, setembro 16, 2024
17.7 C
Brazil

Bacuri resgata história de prato clássico da gastronomia de MS

Data:

spot_img
spot_img

De volta a riqueza da cultura local através de receitas, ingredientes e processos antigos e valorização do que é de fato autêntico.

Por Silvio de Andrade. Lugares.Eco

Desde sua inauguração, em outubro do ano passado, o Bacuri Cozinha Regional tem encantado paladares de moradores e turistas de Bonito ao apresentar a autêntica culinária tradicional do Mato Grosso do Sul. O restaurante propõe uma verdadeira celebração da cultura do Estado por meio da gastronomia.

Um dos pratos mais emblemáticos dos restaurantes sul-mato-grossenses é o pintado ao molho de urucum. O chef Sylvio Trujillo, que comanda o Bacuri, conta que o tal molho não é chamado assim pela semente de urucum, como muitos pensam, mas sim por ter nascido na Mineradora Urucum, empresa que tinha sede na cidade de Corumbá.

O autor da receita foi o chef João Claudelino Fonseca da Silva, o mestre João, que atuava como cozinheiro no refeitório da empresa. O prato ficou tão famoso que o mestre João passou a ser convidado para recriá-lo em diversos eventos.

Ambiente de fazenda

No Bacuri, o chef Sylvio fez questão de trazer esse prato como uma homenagem ao mestre João, tanto que está no cardápio com o seu nome original: pintado ao molho da Mineradora Urucum.

Chef Sylvio Trujillo, paulista radicado há muitos anos na Capital do Ecoturismo

Usando a receita tradicional como referência, o pintado é empanado, coberto por um molho à base de urucum nativo e gratinado com queijo meia cura de Bonito. É acompanhado por banana-da-terra flambada, arroz e farofa da casa.

Além de comandar a cozinha do restaurante, Sylvio elaborou o cardápio final depois de meses de minuciosos estudos sobre a gastronomia sul-mato-grossense, para trazer de volta a riqueza da cultura local através de receitas, ingredientes e processos antigos e valorizar o que é de fato autêntico.

Cada detalhe do restaurante foi pensado como forma de exaltar a cultura, o povo e os produtos originais do Mato Grosso do Sul. O ambiente do Bacuri remete a uma fazenda de tempos passados, uma homenagem à história da região.

Além de exibir obras de artistas locais, o restaurante usou, por exemplo, madeira reaproveitada das pontes retiradas da Estrada do 21, rodovia que liga Bonito ao Pantanal.

Bacuri Cozinha Regional

Rua Vinte e Quatro de Fevereiro, 2286, Centro – Bonito/MS
Horário de funcionamento: segunda e de quarta a sábado, das 17h às 23h / domingo, das 11h às 15h e das 18h às 22h30

Mais informações: 
Bacuri Cozinha Regional

Últimas notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui