Concessão deve render R$ 8,7 bilhões em investimentos privados. Audiências públicas devem ser realizadas até o final de julho
Por Agência 24h*
O Governo do Estado já formatou, através do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), o modelo técnico e operacional do programa de concessões de rodovias. Estão sendo propostas as concessões de trechos de cinco rodovias – MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267. O estudo final foi apresentado no dia 13 pelo Conselho Gestor de Parcerias Estratégicas, em reunião com o governador Eduardo Riedel. O EPE prevê o aporte de R$ 8,7 bilhões em investimentos privados com as concessões.
O objetivo do programa de concessões, segundo o governo, é garantir a adequação de capacidade, reabilitação, operação, manutenção e conservação das rodovias estaduais e das rodovias federais.
O Estado ainda pretende realizar a concessão de um porto e aeroportos regionais, cujos investimentos estimados são de R$ 631 milhões, além de aporte de R$ 1 bilhão na concessão do Parque das Nações Indígenas, que inclui o Bioparque Pantanal e Parque Estadual do Prosa.
Outras concessões – Além da logísticas, o escritório tem estudado outro eixo estratégico para concessão: a saúde. A previsão é que a privatização das unidades hospitalares que abrangem as quatro macrorregiões totalize R$ 16,6 bilhões de investimentos. Os estudos envolvem hospitais de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá.
Todos os projetos de concessões e parcerias público-privada já foram apresentados pelo governador Eduardo Riedel a grupos nacionais e internacionais e preveem aporte total de R$ 27 bilhões nos diferentes modais de transporte, saúde e meio ambiente,
EIXOS RODOVIÁRIOS
O programa apresentado pelo EPE prevê as concessões dos seguintes trechos rodoviários:
- BR-262, entre Campo Grande e a divisa MS/SP, passando por Ribas do Rio Pardo, Água Clara e Três Lagoas, com extensão de 328,2 km;
- BR-267, entre Nova Alvorada do Sul Bataguassu, na divisa MS/SP, com extensão de 246,7 km;
- MS-040, entre o anel rodoviário de Campo Grande e o entroncamento com a MS-338, final do trecho urbano de Santa Rita do Pardo, com extensão de 226,3 km;
- MS-338, entre o final do trecho urbano de Santa Rita do Pardo e o entroncamento com a MS-395, com extensão de 60,1 km;
- MS-395, entre BR-267 e o entroncamento com a MS-338, com extensão de 7,7 km, área do perímetro urbano de Bataguassu.
(*) Com informações do Escritório de Parcerias Estratégicas – EPE)