domingo, novembro 24, 2024
12.7 C
Brazil

Centro suprirá mercado de trabalho e busca por mão de obra qualificada

Data:

spot_img
spot_img

Centro Integrado Sesi Senai lançado em Ribas do Rio Pardo vai atender indústrias e outros setores da cadeia florestal no vale da celulose.

O presidente da Fiems, a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, Sérgio Longen, destacou o significado da obra na formação básica e técnica. Segundo ele, o Centro Integrado Sesi Senai (CISS) é motivado pela necessidade de “olhar para o futuro”.

O que é uma verdade, nesse momento é preciso ver lá na frente. Em futuro bem próximo haverá uma grande demanda por mão de obra qualificada, diante da expansão do setor florestal, da agroindústrias do setor alimentício e bioenergia. A falta de mão de obra é o principal gargalo da indústria, segundo a Fiems.

A obra vai custar R$ 58,5 milhões. O centro terá condições de atender até 1.180 alunos, entre a formação básica, técnica e superior. No chamado vale da celulose, que ocupa boa parte da região Leste do Estado, o Sistema S já ativou o Instituto de Inovação em Três Lagoas e um Centro Integrado em Aparecida do Taboado. Localizado próximo à rodovia BR-262, a unidade contará com 6,1 mil metros quadrados de área construída, em dois pavimentos, para oferecer educação básica tecnológica do Sesi e ensino técnico e superior do Senai.

Em agenda de inaugurações em Ribas do Rio Pardo, o governador Eduardo Riedel foi ao ato de lançamento do CISS. E falou: “A qualificação e a educação são fundamentais para fazermos esse atendimento ao vigor de crescimento do Estado. A parceria com o sistema Fiems, através do Sesi e Senai, é um instrumento fundamental para Ribas do Rio Pardo, um dos maiores polos de crescimento da região”.

O presidente da Suzano, Walter Schalka, lembrou que a fábrica instalada na cidade vai transformar a indústria da celulose no mundo e a Fiems ajuda a construir esta história. “Quero agradecer ao Sérgio pelo investimento tão relevante que está fazendo na nossa Ribas, para apoiar a construção da educação que é tão fundamental para nossa região e para o Brasil”, destacou.

Prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo, lembra que o empreendimento foi anunciado em 2021 e, prontamente, foi doada uma área pública para a construção. “É inegável a importância. É impressionante o valor de investimentos. Nós teremos aqui o mais moderno Centro de Integrado Sesi Senai do país. Para se ter uma ideia, é um dos maiores investimentos do país também na qualificação dessa mão de obra, seja do ensino Fundamental, seja do ensino Médio e profissionalizante”.

Estrutura

A previsão de conclusão das obras é de 18 meses. O Sesi terá salas de aulas convencionais e temáticas para as áreas de ciências humanas, ciências da natureza, robótica, matemática e linguagens; uma sala maker; e um laboratório de informática. O modelo segue a proposta pedagógica da Escola Sesi de Referência, criada para inspirar o aluno a se tornar protagonista da sua história por meio do ensino STEAM (Ciência, Tecnologia e Engenharia, Arte, Design e Matemática).

O Senai será composto por salas de aulas e laboratórios para as disciplinas ligadas a informática, química, celulose, automação, elétrica e metrologia. Além disso, serão construídas duas oficinas: automobilística e mecânica; e multiuso da construção.

O Centro Integrado ainda terá um complexo de quadras poliesportivas e parque infantil. Os valores investidos alcançam a casa dos R$ 58,5 milhões, incluindo construção, mobiliário e equipamentos.

Aberta a dependentes de trabalhadores das indústrias e da comunidade local, a Escola Sesi de Ribas do Rio Pardo terá capacidade para atender 850 alunos no ensino fundamental e médio, sendo 500 alunos já no primeiro ano de operação. Já o Senai estima capacidade de atender 1,3 mil estudantes, sendo 330 alunos no primeiro ano.

Informações retiradas do site da Fiems
Fotos: Divulgação-Sistema Fiems
Foto do destaque – CISS de Aparecida do Taboado

 

Últimas notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui