segunda-feira, maio 19, 2025
24.6 C
Brazil

Vítimas de fraude agora são alvos de perfil falso do INSS nas redes sociais

Data:

spot_img
spot_img

Todos os serviços e informações sobre benefícios devem ser acessados apenas pelos canais oficiais

Por Agência 24h*

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) faz o alerta aos beneficiários sobre mais um perfil falso que fala dos descontos de mensalidades associativas. Foi denunciado o perfil @assistencia_inss, na rede social Instagram, que está utilizando de forma indevida o nome, a identidade visual e informações do INSS, principalmente sobre a liberação de reembolso de descontos indevidos.

O INSS tem alertado que não realiza atendimento por meio de redes sociais como Instagram, Facebook ou WhatsApp, e tampouco solicita o envio de documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários por estes canais de comunicação.  

Todos os serviços e informações sobre benefícios devem ser acessados apenas pelos canais oficiais, como o site o gov.br/meuinss, o Aplicativo Meu INSS ou o telefone 135. 

No perfil falso mencionado, há a tentativa de atrair os usuários por meio de postagens espelhadas dos canais oficiais do INSS, que sugerem facilidades para resolver pendências ou acelerar a liberação de valores referentes aos descontos associativos, para a aplicação de golpes.  

O problema começa quando, ao clicar nos links ou iniciar uma conversa direta, o cidadão é induzido a fornecer dados sensíveis, como CPF, número do benefício, comprovante de residência e até fotos de documentos. Em muitos casos, esses dados são usados para acessar indevidamente contas vinculadas ao INSS ou até contratar empréstimos consignados em nome das vítimas. 

O INSS reitera que apenas os canais oficiais devem ser utilizados para qualquer solicitação, e que o uso indevido de sua marca e identidade visual é crime, passível de punição. O Instituto tem atuado para derrubar páginas e perfis falsos na internet, para assim evitar a ação dos criminosos. A colaboração da sociedade é fundamental para combater esse tipo de golpe, por isso pedimos que denunciem páginas como essas. 

Desconfie de mensagens com promessas fáceis. Em caso de dúvidas, busque informações apenas pelos canais do INSS ou demais páginas oficiais do Governo. Sua segurança começa com a informação correta.

Balanço

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou no sábado (17/5), o balanço dos quatro primeiros dias de consulta dos descontos de entidades associativas na folha de aposentados e pensionistas. Os números foram fechados às 17h.

1. Meu INSS

• Acessos aos Meu INSS: 41.725.324

• Acesso a funcionalidade de Consulta dos descontos no Meu INSS: 6.999.553

• Acessos de usuários que não possuíam descontos: 3.375.438

2. Consulta dos descontos de entidades associativas

• Quantidade de consultas: 1.494.956

• Quantos não autorizaram e solicitaram o reembolso: 1.467.933

• Quantos autorizaram os descontos: 27.023

• Canal de atendimento Meu INSS: 1.374.810 (92,0%)

• Canal de atendimento Central 135: 120.146 (8,0%)

• Quantidade de Entidades Contestadas: 41

Conheça as redes oficiais do INSS:

Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br

Fonte: INSS

Últimas notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui