Churrascada foi patrocinada pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Por Agência 24h*
O Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (Sindha MS), em parceria com a Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, realizou uma churrascada para os participantes do Seminário Internacional da Rota Bioceânica, nesta quarta-feira (19), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.
O presidente do Sindha MS, Juliano Wertheimer, enfatizou que o evento serve para demonstrar a potência da gastronomia sul-mato-grossense. “O seminário reúne um grande e diverso público de vários países, que tem interesse na Rota Bioceânica e essa churrascada serve como vitrine para a nossa gastronomia, oferecendo o melhor da nossa carne, mostrando a diversidade de sabores e cortes para mais de 1.000 participantes”, destacou.
O evento contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do vice-governador, Barbosinha, do secretário da Semadesc, Jaime Verruck, do secretário de Governo, Rodrigo Perez, além de governadores e autoridades dos países que fazem parte da Rota Bioceânica.
Para a churrascada, o Sindha MS organizou dez estações de carnes, desde carne de Jacaré, até o tradicional carreteiro, incluindo hambúrguer, picanha, frango, maminha entre outros, e disponibilizou uma empresa para atendimento bilíngue dos convidados.
Confira as estações de carne:
Ancho com legumes salteados; Maminha com batata rústica; Costela, com creme de abóbora defumada; Picanha, com farofa do chefe; Fraldinha, com carreteiro na banana; Cupim; com crispy de mandioca com molho rústico; Porco no Rolete, com coleslaw no mel; Frango; com macarrão de comitiva; Jacaré, com molho asiático; e Hambúrguer; com carne queijo farofa de bacon.
Além disso, durante o evento aconteceu uma ação para minimizar os impactos ambientais, junto com a empresa Du Bem Sustentável, por meio do descarte correto dos resíduos.
A estimativa da Du Bem é a coleta de 4.000 latas de refrigerante para reciclagem e de uma média de 200 kg de resíduo orgânico, que serão processados para compostagem e resultarão em aproximadamente 75 kg de adubo.
Com esta ação, o evento gerou uma quantidade mínima de rejeitos enviados ao aterro, evitou em média a geração de 200 kg CO2, preservou 500 mil litros de água e teve um importante impacto social, com as latinhas recolhidas por catadores, fomentando oportunidade de renda e economia circular e os lacres das latinhas enviado a Instituição Abrapec para produção de cadeiras de rodas.
A churrascada também trouxe novidades, como o uso de pulseiras recicláveis para identificação dos participantes e a utilização de sabão de limpeza sustentável.
(*) Fonte: Bureau de Planejamento Assessoria de Comunicação