Terceira edição da prova patrocinada pela msgás acontece nos dias 5, 6 e 7 de julho, com circuitos de 7, 21 e 42 quilômetros
Por Agência 24h
Superando a edição do ano passado em número de participantes, a Maratona de Campo Grande 2024 já fechou as vagas com 3 mil inscritos. Com patrocínio master da msgás, a prova acontece no dia 7 de julho com percursos de 7, 21 e 42 quilômetros, além do percurso exclusivo para crianças de 3 a 13 anos.
A prova é aberta a corredores amadores e profissionais e já faz parte do calendário esportivo e turístico de Campo Grande. Segundo a organização, maratona é uma competição de superação pessoal, incentiva o esporte como estilo de vida e tem sido marcada pela interação da população de Campo Grande e de visitantes. No ano passado foi estimada a presença de um público de 7 mil pessoas, 35% delas vindas de outras cidades e de outros estados.
Entre os inscritos, além dos corredores que participam por lazer ou mesmo desafio físico, há atletas mais experientes que disputam na busca de pontuação para outras provas de fundo em nível nacional e competições internacionais. No ano passado os atletas usaram a cronometragem para se habilitar a provas nacionais ou concorrer ao Bolsa Atleta. Uma opção também válida para a edição 2024.
A Maratona de Campo Grande foi idealizada, segundo a organização do evento, de modo a assegurar a participação de esportivas em todas as faixas de idade, por isso há três circuitos – meia-maratona de 7 km em percurso de 7 km, 21 km aos corredores com preparação física moderada, e 42 km aos atletas mais experientes. Todos os percursos tem largada e chegada na Cidade da Maratona, nos altos da avenida Afonso Pena, ao lado do Parque das Nações Indígenas, principal “point” turístico de Campo Grande.
Segundo a organizadora do evento, Kassilene Cardadeiro, a adesão tem aumentado de uma edição para outra e isso é motivador, tanto no meio esportivo quanto para a economia da cidade, em razão do fluxo turístico.
“A Maratona de Campo Grande, nessa terceira edição, está seguindo preparada focada em atrair um grande público”, diz Kassilene Cardadeiro. Segundo ela, no ano passado, das 7 mil pessoas que circularam pela Cidade da Maratona, 75% visitaram uma ou mais lojas e 60,8% compraram em alguma dessas lojas. “Campo Grande recebeu cerca de 35% de visitantes de outras cidades e até mesmo de outros estados brasileiros no ano passado, público esse que movimentou a rede hoteleira, bares, restaurantes e meios de transportes da Capital. 21,6% dos inscritos na prova de 2023 ficaram hospedados em algum hotel ou casa de aluguel”.
“Os eventos esportivos são geradores de fluxo naturalmente, porque atraem sempre atletas de fora da cidade, de fora do Estado. E a Maratona de Campo Grande, com a força da organização, com o seu profissionalismo, deve atrair milhares de pessoas, entre competidores e visitantes, então a expectativa é muito grande e estamos felizes de sermos parceiros de um evento desse porte, que contribui para que o Estado seja também um destino de promoções esportivas”, destaca o diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling.
“Ao patrocinar eventos esportivos como a Maratona de Campo Grande, estamos investindo no bem-estar de nossos cidadãos, incentivando a prática de atividades físicas e promovendo valores de determinação, superação e trabalho em equipe entre nossos colaboradores. A msgás está comprometida em continuar apoiando iniciativas esportivas que tragam benefícios tangíveis para nossa comunidade e que ajudem a construir um futuro mais saudável para todos os campo-grandenses”, afirma Rui Pires dos Santos, diretor-presidente da msgás.