sexta-feira, novembro 22, 2024
3.7 C
Brazil

Três mil vagas para trabalhadores com mais de 50 anos e aos sem experiência

Data:

spot_img
spot_img

Estão abertas 1.300 vagas em feirão de três dias promovido pela rede supermercadista e  12.777 vagas intermediadas pela Funsat

Apesar do etarismo, pesquisas indicam aumento nas contratações de pessoas com mais de 50 anos (Foto: Jornal O Globo)
Por Agência 24h*

Homens e mulheres com idade acima de 50 anos que buscam por recolocação no mercado de trabalho podem encontrar novas oportunidades em feirão que será promovido pela Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) com rede atacadista e de supermercados em Campo Grande. De acordo com a Funtrab, que faz a intermediação e dá apoio logístico, serão ofertadas mais de 1.300 vagas.

Vagas para quem não tem experiência

Por outro lado, a Fundação Social do Trabalho (Funsat), que é vinculada à Prefeitura de Campo Grande oferece 1.777 vagas de emprego nesta terça-feira (2). As contratações são para 171 profissões, em 238 empresas de Campo Grande. De acordo com a Funsat, são 217 vagas para auxiliar de linha de produção, 18 vagas para motorista entregador, 13 vagas para ajudante de eletricista, 13 vagas para auxiliar de logística, 6 vagas para costureira em geral, 6 vagas para jardineiro, entre outras.

Das “vagas de perfil aberto”, que não exigem experiência prévia do candidato na função, são oferecidas 1394 oportunidades em 83 funções. Os processos seletivos são para atendente do setor de frios e laticínios, com 56 vagas, auxiliar nos serviços de alimentação, com 36 vagas, alimentador de linha de produção, com 35 vagas, atendente de padaria, com 29 vagas, atendente de balcão, com 22 vagas, entre outros.

Para o público PCD (Pessoa com Deficiência), são oferecidas 22 vagas em 10 profissões. As oportunidades são para auxiliar de limpeza, com 5 vagas, técnico de laboratório médico, com 4 vagas, vendedor pracista, com 4 vagas, repositor de mercadorias, com 2 vagas, recepcionista (em geral), com 2 vagas, entre outras.

A Funsat reforça que apenas trabalhadores com o cadastro em dia no órgão podem receber os encaminhamentos para entrevistas de emprego.

Confira todas as vagas disponíveis no link: https://www.campogrande.ms.gov.br/funsat/artigos/vagas-ofertadas/.

Feirão

O feirão da rede de supermercados começa nesta terça-feira, 2/4, e vai até quinta-feira. De acordo com a Funtrab, que faz a intermediação e dá apoio logístico, serão ofertadas mais de 1.300 vagas. Embora seja uma parceria com o setor supermercadista, haverá processos seletivos para contratação em empresas nos setores de marcenaria, farmácia, construção civil e outras áreas.

O feirão de empregabilidade ao público acima de 50 anos, segundo a Funtrab, leva em conta a política de geração de renda e ampliação de oportunidades, valorizando os profissionais que, apesar da idade, são produtivos e podem agregar experiências no mercado de trabalho.

“De forma geral, os profissionais 50+ que conseguem se recolocar, se dedicam e estão dispostos a demonstrar o quanto são produtivos, pois muitos podem ter concluído seus estudos, consolidaram família e boa parte das conquistas materiais foram feitas, conseguindo atuar com mais foco”, informa a Funtrab.

  • Para se habilitar aos  processos seletivos nos três dias de feirão, interessados devem se cadastrar com RG, CPF e Carteira de Trabalho, das 8 às 16 horas, na Rua 13 de maio, 2.773 (entre as ruas Dom Aquino e Cândido Mariano).

Etarismo dificulta inserção no mercado

Uma pesquisa da empresa Ernst & Young e a agência Maturi, realizada em quase 200 empresas no Brasil, mostrou o perfil do mercado de trabalho para pessoas com mais de 50 anos. A maioria das companhias pesquisadas tem de 6% a 10% de pessoas com mais de 50 anos em seu quadro funcional. Segundo o estudo, 78% das empresas consideram-se etaristas e têm barreiras para contratação de trabalhadores nessa faixa de idade.

No entanto, as empresas estão buscando mudar esse quadro de olho no perfil desse público, formado por profissionais com maturidade e foco no trabalho, além da experiência de vida. Normalmente, pessoas com esta idade já têm filhos criados, têm sua casa e estão trabalhando por propósito e valorizam muito a oportunidade que têm. É uma grande vantagem e acaba sendo um exemplo para os mais jovens.

Quando se trata do setor de supermercados, porém, as estatísticas demonstram a preferência por trabalhadores com mais experiência, tanto de vida quanto de trabalho. Conforme dados da rede de supermercados, na passagem de 2020 para 2022, o número de colaboradores com mais de 50 anos no quadro funcional do setor aumentou 90%, Nos anos seguintes houve modulação sazonal, com períodos de maior contratação e menor oferta.

(*) Com informações da Funtrab, Funsat e ABr
Foto do destaque: Mercado e Consumo

 

Últimas notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui