quinta-feira, fevereiro 20, 2025
-7.8 C
Brazil

Suzano inicia operação comercial de usina termelétrica em MS

Data:

spot_img
spot_img

Unidade em Ribas do Rio Pardo utiliza licor negro e se torna a segunda maior geradora de energia a partir de biomassa do Brasil

Por Agência 24h*

A Usina Termelétrica (UTE) da Suzano em sua unidade de Ribas do Rio Pardo iniciou oficialmente sua operação comercial nesta semana. Com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), concedida em 29 de janeiro, a unidade passa a integrar a matriz elétrica brasileira, com capacidade instalada de 384 megawatts (MW).

O principal combustível da usina é o licor negro, uma biomassa de origem florestal com alto teor energético, gerada como subproduto do processo kraft na produção de celulose. Esse material, ao ser queimado na caldeira, gera calor e vapor, convertidos em eletricidade.

Embora grande parte da energia seja destinada ao funcionamento da própria fábrica da Suzano, o excedente de aproximadamente 180 MW será direcionado para fornecedores da empresa e para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Esse volume de energia seria suficiente para abastecer uma região com mais de 2 milhões de habitantes, equivalente a duas cidades do porte de Campo Grande (MS).

A UTE Suzano é agora a segunda maior geradora de energia a partir de biomassa no Brasil, ficando atrás apenas da unidade da empresa em Lençóis Paulista (SP). Em Mato Grosso do Sul, a usina ocupa a segunda posição, perdendo apenas para a termelétrica da Petrobras em Três Lagoas (MS).

No Brasil, existem outros 22 empreendimentos que utilizam licor negro para geração de energia, totalizando uma capacidade instalada de 3.307.000 kW.

(*) Fonte: Portal Celulose
Foto do destaque: Divulgação

 

 

 

Últimas notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui