Gestão de uma pasta com três áreas distintas e mais oito subsecretarias de políticas públicas segmentadas estava impraticável
Aprovado pelos deputados estaduais o projeto do governo do Estado que desmembra a supersecretaria de Turismo, Esportes, Cidadania e Cultura, pasta em que também estavam ancoradas nada menos que 8 subsecretarias. A supersecretaria estava inchada, mas não ficou tão desidratada. Saem de sua tutela apenas a área em que estão penduradas as oito subsecretarias.
Continuarão apensadas à nova Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), comandada por Marcelo Miranda, as fundações específicas das três áreas de gestão da secretaria. São elas: (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), a Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) e a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).
A nova pasta, Secretaria da Cidadania, será o guarda-chuva das Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres; Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial; Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários; Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude; Subsecretaria de Políticas Públicas LGBTQIA+; Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência; Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas; e Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários.