Bonito, Jardim e Bodoquena, que formam a rota turística, são destinos cheios de aventuras para desfrutar em atividades ao ar livre
Por Silvio de Andrade*
Depois das férias escolares e das festividades de fim de ano, a próxima semana de outubro é considerada um dos períodos mais concorridos para viagens em família. É a semana da criança, cujo dia é celebrado no dia 12, e Bonito e a Serra da Bodoquena formam o roteiro ideal para um passeio repleto de experiências e memórias inesquecíveis com os pequenos.
A Capital do Ecoturismo e as duas cidades vizinhas, Jardim e Bodoquena, que formam a rota turística, são destinos cheios de aventuras para desfrutar em atividades ao ar livre, por terra e águas cristalinas – pura diversão e imersiva na natureza para as crianças, que a todo momento estarão em contato e se surpreendendo com a presença de animais e plantas.
Pesquisam realizadas por plataformas indicam que mais de um terço (35%) dos viajantes brasileiros consideram importante que um destino seja agradável para crianças e adultos. Bonito e região têm em comum a oferta de atividades (trilhas, banhos de rio, flutuação, cascatas, mergulhos, cachoeiras, trampolim, arvorismo) que contemplam todas as idades.
Adrenalina pura
Além da estrutura e serviços ofertados pelos atrativos, com total segurança, guias de turismo e acessibilidade, a rede hoteleira também propicia momentos de lazer com seus equipamentos aquáticos, áreas verdes (que concentram dezenas de espécies de aves, como araras e periquitos), salas de jogos, quadras de esporte, campos de futebol e parquinhos.
Um dos passeios prediletos de quem visita o destino são as grutas. A do Lago Azul, a mais conhecida e visitada, permite o acesso de crianças a partir dos seis anos de idade. Um dos esportes radicais que também autoriza a presença da garotada é o rapel (na Boca da Onça, em Bodoquena, a idade mínima é 5 anos). No passeio de bote no Rio Formoso, acima de 5 anos.
Os roteiros podem ser escolhidos durante as reservas, feitas exclusivamente nas agências de turismo, e incluem ainda passeios de pedalinhos, bicicleta e quadriciclo. Outra opção que as crianças vão adorar é o Projeto Jiboia, na área urbana de Bonito. Uma experiência única: conhecer os hábitos das jiboias e outras serpentes e tirar uma foto segurando-as.
Mais informações:
www.bcvb.com.br
(*) Assessoria de Imprensa da Rota Serra da Bodoquena