O presidente do Paraguai, Santiago Peña, junto com a ministra das Obras Públicas, Eng. Claudia Centurión, e outras autoridades, visitaram na primeira semana de novembro a Ponte Bioceânica que ligará as cidades de Carmelo Peralta (Alto Paraguai) e Porto Murtinho (MS).
Durante a visita disse que a ponte “é uma bela realidade que está em plena execução, um esforço coletivo”. Ele mencionou que este é um grande passo que o Paraguai e o Brasil estão dando para fortalecer ainda mais o processo de integração. “Isto é apenas o começo porque ainda há muito pela frente”, frisou.
Em outro momento, o presidente Peña destacou que a Rota Bioceânica fará parte de um ambicioso projeto de integração e comércio sul-americano com a Ásia.
“É um caminho mais curto entre o Atlântico e o Pacífico, vai passar por aqui e vai permitir que o que é produzido no Brasil chegue aos mercados asiáticos muito mais rápido do que chega hoje, vai dar muitas fontes de trabalho para os paraguaios erota rota brasileiros”.
A ponte Bioceânica apresenta um progresso geral próximo dos 40%. A estrutura terá extensão aproximada de 1.294 metros, dividida em três trechos: dois constituirão os viadutos de acesso nas duas margens do Rio Paraguai, e um corresponderá à parte estaiada de 632 metros com vão central de 350m.