O presidente da ABL, jornalista e escritor Merval Pereira, disse estar torcendo para que Diálogo do Ócio seja contemplado com o Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro
Por Agência 24h
Antes da cerimônia de lançamento do livro “Diálogos do Ócio” nesta terça-feira, na Livraria da Travessa no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, o presidente da Academia Brasileira de Letras, Merval Pereira, recebeu o jornalista Bosco Martins, autor da obra, na sede da ABL.
Durante o tradicional “chá”, Merval trocou impressões sobre a literatura sul-mato-grossense, citando autores regionais com os quais já manteve conversas e destacou a intensa produção literária em Mato Grosso do Sul, afirmando que “Diálogos do Ócio” tem uma relevância muito especial para o acervo da literatura brasileira, por referenciar a vida de Manoel de Barros, um dos maiores autores do Pós Modernismo e reconhecido internacionalmente.
Merval Pereira, que no mesmo horário tinha outro evento agendado, fez questão de convidar todos os acadêmicos para o lançamento de Diálogos do Ócio no Shopping Leblon. Comentou sobre a atuação da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), citando autores regionais consagrados, como Raquel Naveira, Sérgio Cruz, Glorinha Sá Rosa, destacando o intercâmbio promovido pela ASL com a ABL através do presidente Henrique Medeiros, que mensalmente recebe acadêmicos para agenda literária e cultural na Academia Sul-Mato-Grossense em Campo Grande.
- Merval recordou a visitas que fez ao Pantanal, quando esteve na fazenda de Roberto Klabin em Miranda.
O presidente da ABL disse estar torcendo para que Diálogo do Ócio seja contemplado com o Prêmio Jabuti. O livro de Bosco Martins foi selecionado na categoria Biografia Reportagem. Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL)
O jornalista e escritor Merval Pereira, presidente da ABL, mora no Rio de Janeiro. Ocupou vários cargos nas Organizações Globo ao longo da carreira, é colunista do jornal O Globo, bem como comentarista político da rede CBN e do canal a cabo GloboNews. É conselheiro do Centro de Estudos da América da Universidade Cândido Mendes e membro do Board of Visitors do John S. Knight Fellowships da Universidade Stanford.
Em 2009, recebeu o prêmio Maria Moors Cabot da Universidade Columbia nova-iorquina concedido todos os anos pela escola de Jornalismo da Universidade de Columbia às coberturas informativas na América Latina e no Caribe. Foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2 de junho de 2011 para a cadeira 31, a qual assumiu em 23 de setembro do mesmo ano. É autor dos livros ‘Mensalão’, ‘O lulismo no poder’ e ‘A segunda guerra: sucessão de Geisel’.