O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), estará na cidade chilena de Iquique, entre os dias 28 e 30 de novembro, participando da quarta edição do Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico. O encontro binacional reúne as delegações de diplomatas, governadores e técnicos dos quatro países integrantes do novo eixo de comércio que unirá os oceanos Atlântico e Pacífico: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. No encontro Cintra vai destacar a posição de Porto Murtinho como “Portal da Rota Bioceânica”.
Um dos fronteiriços a se engajar no movimento, iniciado na década de 1990, pela ligação rodoviária bioceânica, o prefeito murtinhense tem participado ativamente de todas as tratativas diplomáticas para viabilizar o corredor quanto a questões relevantes, como desburocratização aduaneira entre os quatro países, acordos bilaterais de comércio e migração e a construção da ponte internacional sobre o Rio Paraguai.
Cintra esteve presente nas expedições realizadas pelas estradas ainda sem pavimento até a fronteira com a Argentina, passando pelo Chaco paraguaio, e participou ainda das caravanas de empresários do setor de transportes para mostrar a viabilidade do traçado e acompanhar as obras de pavimentação de 530 km da Ruta 15 no Paraguai, entre as fronteiras com Porto Murtinho e a Argentina. Em 2022, marcou presença no Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico integrando comitiva de onze prefeitos do Estado.
Murtinho, o caminho
“Hoje a Rota Bioceânica é uma realidade, mas a luta começou lá trás, nós da fronteira fomos pioneiros ao buscar essa ligação por rodovia com os irmãos paraguaios, argentinos e chilenos. Sonhamos há mais de 20 anos, fomos persistentes ao provar que o caminho era por Porto Murtinho, e hoje um dos maiores projetos de desenvolvimento continental está se efetivando”, disse o prefeito. “Hoje somos o Portal da Rota Bioceânica”, orgulha-se.
Acompanhado da esposa e secretária municipal de Assistência Social, Maria Lucia Ribeiro, Nelson Cintra participará das plenárias entre governadores e representantes oficiais e nas cerimônias de assinatura de atas e acordos. O fórum reunirá as comissões binacionais de comércio, logística e transporte, turismo, educação (universidades) e municípios e terá rodada de negócios do setor empresarial e visitas técnicas.