A iniciativa “Visit South America” promove a América do Sul como um destino integrado, destacando os atrativos naturais, gastronômicos e a hospitalidade da região
Por Agência 24*
Com o objetivo de ampliar a presença de países sul-americanos no cenário turístico global, os governos do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai lançaram a marca “Visit South America”. A iniciativa promove a América do Sul como um destino integrado, destacando os atrativos naturais, gastronômicos e a hospitalidade da região. Ao unir esforços, esses países se posicionam internacionalmente para atrair um número crescente de visitantes, especialmente de mercados importantes como a Europa, Ásia e Estados Unidos.
Acesse o site AQUI
O “Visit South America” é uma plataforma que busca valorizar experiências turísticas que envolvem mais de um país da região. A proposta é facilitar o acesso dos turistas a pacotes e rotas integradas, focadas em fortalecer o turismo regional, ao mesmo tempo que garantam uma vivência única para os visitantes.
A marca dá visibilidade aos atrativos, que vão desde aventuras ao ar livre, ecoturismo, religiosidade, cultura e gastronomia, até a rica história e natureza abundante da América do Sul. Para turistas que procuram mais do que paisagens, o site propõe uma verdadeira imersão nas tradições locais. O “Visit South America” ainda proporciona a valorização da sustentabilidade e a conexão com as comunidades, proporcionando experiências enriquecedoras e significativas que contribuem de forma positiva para os destinos visitados.
O site da iniciativa reúne informações sobre os destinos e roteiros disponíveis, sendo uma porta de entrada para que os viajantes possam conhecer e planejar as visitas aos países. Já o perfil no Instagram @visitsouthamericaok, gerenciado pela Universidade Federal do Pará em parceria com o Ministério do Turismo do Brasil, oferece uma vitrine visual de paisagens, cultura e atrações, conectando turistas de todas as partes do mundo com a diversidade da América do Sul.
Com a marca “Visit South America”, os países buscam transformar o turismo na região em um motor de desenvolvimento, aproveitando o grande potencial natural e cultural desses locais.
Conheça as rotas
ROTA DA SELVA E DOS PANTANAIS – Um corredor ecológico que une Argentina, Brasil e Paraguai, destacando a biodiversidade e paisagens espetaculares. Com pontos como Iberá, Cataratas do Iguaçu, Bañado La Estrella, Pantanal e Bonito, oferece uma tradição na vida selvagem, cultura ancestral e conservação da natureza.
ROTA DA PATAGÔNIA – Conecta Argentina e Chile em uma jornada por paisagens deslumbrantes, como a Terra do Fogo e a Rota dos Sete Lagos. Com opções de esportes de inverno, trilhas em geleiras e praias, essa região, atravessada pela icônica Rota 40, oferece uma experiência inesquecível de aventura e tranquilidade o ano todo.
CAMINHO DOS JESUÍTAS – Na América do Sul é uma rota patrimonial que passa pela Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, destacando a herança jesuíta-guarani e locais históricos tombados pela UNESCO. A rota oferece aos visitantes uma experiência na cultura e espiritualidade jesuíta, além de paisagens naturais e atividades culturais, conectando fé, história e natureza em uma experiência turística única.
ROTA DO VINHO – Uma jornada pelas tradições vinícolas da região que percorre Mendoza (Argentina), os vales produtivos de Cabernet Sauvignon e Carménère no Chile, o Tannat do Uruguai, os espumantes da Serra Gaúcha no Brasil, os vinhedos de altitude em Tarija, na Bolívia e Itapúa, no Paraguai. Cada país oferece uma diversidade única, moldada pela geografia e pelo clima, enriquecendo o cenário enológico do continente.
ROTA DA PUNA – Uma imersão nas altas altitudes do Altiplano, conectando Argentina, Bolívia e Chile. Destacam-se a Puna argentina com seus desertos coloridos e o Trem das Nuvens, o Salar de Uyuni na Bolívia, e a diversidade de paisagens e vida selvagem na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa. A rota proporciona uma experiência cultural e geográfica única, com salários, vulcões e comunidades tradicionais.
(*) Informações de Fábio Marques/Ministério do Turismo