Centro de pesquisa e informações é coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB)
Por Silvio de Andrade*
Criado em 2015, o Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB) completa neste mês de 2025 dez anos de atividades. Coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), se constitui em uma referência para os empresários e para os órgãos públicos como uma ferramenta fundamental para dar suporte e produzir dados e informações sobre o setor em um mercado competitivo e um público cada vez mais focado na sustentabilidade.
O OTEB é a tradução do sistema organizacional do turismo em Bonito, o melhor destino de ecoturismo do Brasil por 18 anos. Atua como um centro de monitoramento e pesquisas da atividade turística – um levantamento sistemático e continuo que produz, mensalmente, boletins com dados sobre taxa de ocupação hoteleira, número de visitantes, passeios mais visitados, fluxo aéreo, origem dos turistas, estimativa de gastos e nível de satisfação.
”Hoje, podemos afirmar com orgulho que construímos uma série histórica robusta de 10 anos, com informações atualizadas, que servem como base sólida para a tomada de decisões estratégicas”, destacou Rodrigo Coinete, presidente do Bonito Convention. “O sucesso do OTEB é resultado do trabalho dedicado da equipe do Bonito CVB, liderada pela gerente executiva Janaina Mainchein, e do apoio essencial, tanto financeiro quanto técnico, da Fundação de Turismo do MS (Fundtur), além da prefeitura de Bonito, empresas parceiras que fornecem informações e os nossos associados”.
Papel estratégico
Esses esforços conjuntos, segundo Coinete, “reforçam nosso compromisso em posicionar Bonito como um destino turístico de referência, sustentado por uma gestão embasada em dados estatísticos confiáveis e boas práticas”. E completa: “A gestão sustentável e profissional de um destino turístico requer dados confiáveis e precisos. Como bem sabemos, ‘quem não mede, não gerencia’. O OTEB cumpre essa função estratégica”.
Para o diretor-presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendling, “o OTEB é um exemplo, que deve ser seguido como modelo para os demais destinos de Mato Grosso do Sul e do Brasil, pelo seu papel fundamental e estratégico no planejamento e definição de diretrizes do nosso turismo”. Ao parabenizar o OTEB pelos dez anos, Wendling disse que se sente muito feliz pela trajetória de sucesso do centro de pesquisas, que tem a Fundtur como um dos mantenedores desde 2018.
Já em seu primeiro ano de atividade, em 2016, o OTEB realizou o primeiro Inventário Turístico de Bonito, em parceria com a prefeitura e a Fecomércio-MS. Esse marco possibilitou uma compreensão mais ampla da oferta e demanda turística local. “Inicialmente, o projeto enfrentou desafios relacionados a recursos limitados e informações escassas. No entanto, ao longo dos anos, conquistou a confiança e o apoio de todos os setores envolvidos”, conta Janaina Mainchein, coordenadora.
Mais informações:
www.bcvb.com.br
www.otbonito.com.br
(*) Assessoria de Imprensa do Bonito Convention & Visitors Bureau