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Obras avançam em mais um trecho dos 532 km da Bioceânica no Chaco paraguaio

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O Grande Chaco paraguaio iniciou uma nova fase, com as primeiras obras do terceiro trecho da Rota Bioceânica ligando as fronteiras com o Brasil e Argentina.

Por Agência 24h*

O Paraguai segue avançando nas obras da Rota Bioceânica, que no país causa impactos importantes ao desenvolvimento. É a maior obra de infraestrutura viária no país, que vê o corredor como um marco de antes e depois na história do Paraguai.

 

Rota Bioceânica, projeto de infraestrutura estratégico executado pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), em seu percurso pelo Paraguai, tem extensão de 532 quilômetros que atravessam o Chaco paraguaio desde a cidade fronteiriça de Capitán Carmelo Peralta até Pozo Hondo, na fronteira com Argentina.

Sua construção total foi dividida em três trechos. O primeiro, já concluído, tem 275,73 quilômetros. Agora, o MOPC iniciou as obras do terceiro trecho, que se estende de Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo, numa extensão aproximada de 224 quilômetros, dos quais 220 quilômetros correspondem ao corredor principal e os restantes, a melhorias das estradas nas cidades de Mcal. Estigarribia e Pozo Hondo, como acessos, travessias urbanas e coletores.

As obras preliminares do terceiro trecho incluem a beneficiação da estrada existente com perfilagem, remendos, rega e outras atividades que fazem parte desta primeira fase da obra.

Por fim, o trecho restante, que ligará Cruce Centinela a Mariscal Estigarribia, será construído após o trecho 3, considerando que a Rota PY09 pode atualmente ser utilizada como desvio para unir os trechos 1 e 3.

Transformação sem precedentes

A obra transformará toda a região, beneficiando diretamente cidades como Mariscal José Félix Estigarribia e Pozo Hondo, melhorando a conectividade e o acesso a serviços básicos para cerca de 41 mil pessoas. Além disso, cidades como Loma Plata, Filadélfia, Neuland, Villa Choferes, Carmelo Peralta, Pozo Colorado e Villa Hayes experimentarão um aumento nas suas oportunidades econômicas com estas melhorias na infraestrutura rodoviária, permitindo a adição de mais 225 milç habitantes da região.

O projeto do terceiro trecho do traçado PY15 será realizado em três fases: a fase de projeto, que inclui a manutenção das estradas existentes; a fase de habilitação, que consistirá na construção e melhoria da infraestrutura rodoviária e, por último, a fase de manutenção para garantir a durabilidade e funcionalidade da estrada a longo prazo. Os trabalhos preliminares já foram iniciados nos quatro lotes adjudicados, com ordens de início emitidas em 22 de março para os lotes 1, 2 e 4, e em 23 de abril para o lote 3.

O primeiro lote está a cargo do Consórcio Pacífico; o lote 2 será executado pelo Consórcio Chaqueño del Norte, enquanto o lote 3 foi cedido à CDD Construcciones SA e o lote 4 ao Consórcio TCR. O financiamento desta terceira parcela provém de um contrato de empréstimo com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) no valor de U$ 354.245.764.

Com seu impacto na logística regional, o Corredor Bioceânico se posiciona como uma obra crucial que redefinirá o panorama econômico do Paraguai, especialmente na Região Oeste. Este projeto impulsionará o comércio e o desenvolvimento econômico, permitindo ao país atingir níveis de crescimento sem precedentes. “Sua influência direta sobre a população local promoverá um ambiente mais conectado e próspero.”

Fonte: Mopc-PY

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