Não é o primeiro recorde do município. Em 2020, Água Clara teve calor de 44,6ºc.
Por Agência 24h*
A cidade de Água Clara, na região Leste do Estado, registrou temperatura máxima de 43.1°C na tarde de quarta-feira (25), sendo a mais alta do País no dia. É a segunda vez na semana que Mato Grosso do Sul atinge o pico do calor em nível nacional: na segunda-feira (23) a máxima na cidade de Aquidauana foi de 42,8°C, conforme levantamento feito pelos técnicos do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Água Clara bateu recorde de temperatura também em 2020, quando os termômetros marcaram 44,6ºC. Água Clara é conhecida por alcançar altas temperaturas. Ainda naquele ano, figurou no topo do ranking dos “valores extremos” registrados pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Ainda em 2020, ano da pandemia, Água Clara figurou no topo do ranking dos “valores extremos” registrados pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Outras 19 cidades que registraram calor acima de 40°C nessa quarta-feira. “Essa onda de calor é favorecida pela atuação de massas de ar quente e seco, ou seja, bloqueios atmosféricos que inibem a formação de nuvens e chuvas”, explica a coordenadora do Cemtec/MS, Valesca Fernandes.
Mas a previsão é de que a situação amenize com a chegada de uma frente fria nessa quinta-feira (26), que deve derrubar a temperatura e provocar chuvas que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Na sexta-feira (27) deverá ocorrer uma queda das temperaturas, principalmente na metade sul do Mato Grosso do Sul.
(*) Texto: João Prestes – Semadesc
Imagem do destaque – Foto: Chico Ribeiro