Campanha conscientizará população sobre os três principais tipos de violação aos direitos dos idosos: violência física, patrimonial e financeira
Por Agência 24h*
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul iniciou no dia 1º campanha de conscientização quanto aos direitos da pessoa idosa e o papel da sociedade na defesa dos idosos no âmbito coletivo ou individual, buscando proteger principalmente seu direito de escolha, sua liberdade, saúde e dignidade. Para garantir esses direitos e combater a violência contra a pessoa idosa, o MPMS ativou canal para recebimento de denúncias, por meio do WhatsApp 67 9196-7690, além do atendimento presencial na Promotoria de Justiça no fórum da Capital.
A ativação do canal de atendimento marca o “Junho Prata”, instituído em 2018, para a realização de campanha sobre o enfrentamento quanto às diversas formas de violência praticadas contra a pessoa idosa. Durante todo esse mês, a 44ª Promotoria de Justiça promoverá ações com o intuito de conscientizar a sociedade a violação dos direitos da população vulnerável acima dos 60 anos.
A data de 15 de junho foi instituída como o Dia Mundial de Conscientização e Combate da Violência contra a Pessoa Idosa. Os principais tipos de agressões aos direitos dos idosos são: violência física, patrimonial e financeira.
Canais de denúncia
Denuncie ao tomar conhecimento de qualquer violação de direitos de idosos pelos seguintes canais:
- Ouvidoria do MPMS: preencha o formulário www.mpms.mp.br/ouvidoria; ou ligue 127;
- Celular com Whatsapp: +55 67 9196-7690;
- Atendimento presencial na Rua da Paz, n° 134, Jardim dos Estados, de segunda a sexta, das 13h às 17h; e
- Disque 100.
Tipos de Violência:
São muitos os tipos de violência contra a pessoa idosa: violência física, violência psicológica, negligência, violência institucional, abuso financeiro, violência patrimonial, violência financeira, violência sexual, discriminação, abandono, negligência, violência medicamentosa, violência emocional e social. Cada tipo é definido por ações específicas, podendo ser visíveis (quando há lesões e morte) ou invisíveis (quando ocorrem sem deixar marcas ou machucar o corpo mas que causam sofrimento, empobrecimento, depressão e medo).
- Informações de Taís Wölfert, com supervisão de Cynthia Silveira – Assecom MPMS
Para denúncias entre em contato com a Ouvidoria do MPMS: ouvidoria@mpms.mp.br, Formulário Eletrônico no link: www.mpms.mp.br/ouvidoria/cadastro-manifestacao, ou número 127 e 0800-647-1127.