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Ministério libera verba para recapear pista do aeroporto de Chapadão

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Importância estratégica e capacidade operacional podem atrair companhias aéreas, segundo expectativa da Prefeitura

Por Agência 24h

Chapadão do Sul terá verba de R$ 5,2 milhões para recapeamento da pista do Aeroporto Municipal “Julio Alves Martins”. A cidade, na região nordeste do Estado, na divisa com Goiás, é um polo do agro, e uma das poucas com logística de transporte intermodal – conectada às regiões Norte e Centro-Oeste.

O aeroporto, que nasceu muito antes da cidade, pois ali estava a fazenda do pioneiro da aviação no Estado, Júlio Martins (homenageado com a denominação do terminal), pode no futuro ser uma base estratégica para voos regionais e nacionais, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), que anunciou os recursos.

A liberação do dinheiro foi comunicada no dia 10 deste mês pelo secretário de Infraestrutura e Projetos do MPor, Ricardo Alves, em reunião agendada pelo deputado federal Vander Loubet (PT-MS), a pedido do prefeito João Carlos Krug. A importância estratégica e capacidade operacional do aeroporto foram apresentadas pelo consultor Fabrício Corrêa, da TC Assessoria Aeronáutica.

Para o Ministério, os recursos estão dentro do orçamento do programa de revitalização e modernização de aeroportos municipais, para melhorar a logística às atividades produtivas das comunidades locais no eixo dos principais centros de negócios. A integração regional é um dos objetivos do programa, segundo o ministro Silvio Costa Filho.

O deputado federal Vander Loubet disse que o aeroporto precisa ser revitalizado, até pela capacidade operacional, servindo de apoio à Força Aérea Brasileira e as aeronaves que servem à Presidência da República.

“O aeroporto de Chapadão do Sul foi construído durante o segundo governo do Zeca do PT e inaugurado em 2006. É um dos aeroportos com melhor infraestrutura da região, inclusive serve como base de apoio para a Força Aérea Brasileira e como alternativa para voos feitos com os aviões que atendem a Presidência da República. Porém, como a pista já tem quase 20 anos, precisa de restauração”, reforçou o deputado ao ministro Silvio Costa.

Após a restauração da pista, a Prefeitura de Chapadão do Sul pretende discutir com algumas companhias aéreas a viabilidade de ativação voos para algumas das principais regiões do Brasil.

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1 COMENTÁRIO

  1. Espero que a resistência do piso seja PCN38 ou superior, do inglês Pavement Classification Number. Assim, poderá receber os turboélices regionais e também os jatos regionais de 136, 138 e 144 passageiros. Ideal mesmo é PCN44.

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