Panorama será apresentado em evento na Federação das Indústrias de São Paulo
Por Thiago Nassa – ABSOLAR
A Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR) vai reunir, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), no dia 3 de abril, autoridades públicas, representantes do setor produtivo, especialistas e lideranças do mercado fotovoltaico brasileiro para uma série de debates sobre as novas tecnologias de hidrogênio verde (H2V) e armazenamento de energia elétrica (battery energy storage system – BESS).
Com abertura de Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, e de Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, o evento contará com apresentações dos cenários e perspectivas de negócios a partir da ascensão dos mercados de H2V e BESS.
Camila Ramos, vice-presidente de investimentos e H2V da ABSOLAR, apresenta o panorama para o hidrogênio verde no País, seguida do painel de Ricardo Barros, vice-presidente de geração centralizada da ABSOLAR, sobre as potencialidades do armazenamento energético no Brasil.
O evento, que conta com a WEG como anfitriã, também tratará de temas regulatórios e desafios fiscais nas áreas de H2V e BESS, entre eles uma visão regulatória de como está o mercado de armazenamento e seus últimos desenvolvimentos, leilões de reserva de capacidade e a experiência no sistema na ótica do operador.
No caso do hidrogênio verde, um dos destaques é a avaliação dos projetos de lei em tramitação, perspectivas para regulação, o mercado na China e o potencial brasileiro para descarbonização. As empresas Araxá Engenharia, Atlas Renewable Energy, Canadian Solar, Livoltek e Trina Solar também integram o quadro de parceiras do evento.
Para a entidade, as tecnologias de H2V e BESS possuem sinergia direta com o setor fotovoltaico brasileiro e podem impulsionar ainda mais os negócios nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no País.
Assim, o hidrogênio verde e o armazenamento energético terão cada vez mais papel de destaque na expansão das fontes renováveis, especialmente a solar.