quinta-feira, novembro 21, 2024
2.6 C
Brazil

MDF, o novo produto “made in MS” do setor florestal

Data:

spot_img
spot_img

MDF é material amplamente utilizado na indústria moveleira e de construção civil. Estado já exporta o produto para o Paraguai e a Bolívia

Por Rosana Siqueira – Semadesc*

A Greenplac MDF, empresa do setor florestal que produz placas de MDF revestido em Água Clara, recebeu no meio da semana o governador Eduardo Riedel, que cumpria agenda na cidade e foi conhecer o empreendimento, que oferta produtos ao setor moveleiro e construção civil. A fabricação de painéis de MDF é o mais novo segmento na cadeia produtiva do setor florestal no Estado, dominado pela indústria de celulose.

O MDF (sigla para Medium Density Fiberboard) é um material amplamente utilizado na indústria moveleira e de construção civil. Trata-se de um painel de fibras de madeira de média densidade, produzido a partir da combinação de fibras de madeira e resinas

A Greenplac investiu mais de R$ 1 bilhão na planta industrial e projetos florestais em Mato Grosso do Sul. No final do ano passado, a empresa anunciou investimentos de R$ 70 milhões para ampliar suas atividades em plantio de florestas, ampliação de instalações e novos equipamentos para aumentar a capacidade de produção de MDF Revestido. No início deste ano, foi anunciada uma nova rodada de investimentos, com R$ 70 milhões para ações de ESG (sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança).

De acordo com Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), a empresa representa muito bem a ideia da diversificação da base produtiva do Estado. A Greenplac trouxe para o MS um novo produto que é o MDF, produzindo 25 mil toneladas/mês. São mais de quinhentas carretas de produto acabado saindo mensalmente, mais de 700 funcionários trabalhando. Parte da produção já está sendo exportada para o Paraguai e a Bolívia.

“É um produto de base nacional, concorrente com as grandes empresas. Por isso nós entendemos que exatamente a partir da celulose é possível fazer uma diversificação. Além do eucalipto de celulose também avançar nessa estrutura. A Greenplac ela tem ao longo dos anos, feito investimento tanto em base florestal como em produção de resina e formol, exatamente para verticalizar seu processo produtivo e hoje é uma empresa de referência no mercado”, destaca o secretário Jaime Verruck, titular da Semadesc.

Histórico

A empresa iniciou suas atividades na produção de MDF em 4 de julho de 2018, com equipamentos de alta qualidade e força de trabalho treinada, além do entusiasmo e segurança de pertencer à Asperbras Brasil S.A, holding com mais de 55 anos de atuação assertiva em diferentes mercados. Mesmo com o suporte do nome Asperbras, a Greenplac iniciou suas operações atenta à importância de ter seus processos independentes e verticalizados.

Na avaliação da diretoria contribuíram no projeto de autonomia, a produção de formol e resina dentro da própria planta da empresa, bem como o contínuo melhoramento e investimento em qualidade, tecnologia e florestas próprias.

Os investimentos no complexo industrial da Greenplac e nas diferentes frentes de operações, desde a pedra fundamental cravada em 2016 no município de Água Clara, somam mais de R$ 1 bilhão. “Nesses cinco anos aprendemos mais sobre o potencial do nosso produto, certificações, conquista de selos importantes e novidades do mercado em seus diferentes momentos”, diz José Roberto Colnaghi, Presidente do Conselho Administrativo da Asperbras Brasil S.A.

A Greenplac atua em parceria e compartilha estratégias com seus revendedores a fim de atender cada vez melhor o cliente final. Atualmente a empresa conta com 40 padrões madeirados e unicolores em 6 linhas de produtos alinhados com as principais tendências mundiais. Nesta trajetória, a marca também recebeu reconhecimento nacional e internacional com os Prêmios Gran Colar do Mérito Industrial – FIEMS, POPAI Brasil – Oscar do Varejo e o IF Design Award – uma das mais prestigiadas premiações de design de todo o mundo desde 1953.

Desde seu nascimento, a empresa realizou várias ações que evidenciam o seu DNA Green. Firmou compromissos socioambientais com a participação em Programas de Reflorestamento, Horta Comunitária – Horta Green, apoio ao Instituto Resgatando Vidas do grupo Gerando Falcões, realização de coletas seletivas, programas de tratamento de água, geração de energia limpa a partir de biomassa e ações de Design Circular com doações e reaproveitamento de materiais.

Fotos – Mairinco de Pauda
(*) Com informações da Greenplac

Últimas notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui