Avaliação leva em conta o desempenho do setor com base na arrecadação, número de visitantes e empregos gerados pela cadeia do turismo
Por Agência 24h*
O município de Campo Grande é uma das quatro cidades do Centro Oeste do Brasil e a única do Mato Grosso do Sul que recebeu a nota máxima na avaliação do Mapa do Turismo Brasileiro 2024, mantendo assim, o feito da classificação do ano anterior.
O resultado, divulgado no site do Ministério do Turismo (MTur), reúne os municípios brasileiros que apresentam vocação turística ou que são impactados pelo setor de viagens, e os classifica com notas de A a E.
Segundo o superintendente de Turismo de Campo Grande, Wantuyr Tartari, “este resultado reflete o cumprimento das políticas públicas para o turismo e, por conseguinte, o avanço na economia com a geração de empregos e novas oportunidades para o setor”.
Critérios
A avaliação do Mtur leva em conta o desempenho da economia no turismo local com base nas seguintes variáveis: arrecadação de impostos federais, a partir dos meios de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais e quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem.
São analisados também critérios como a quantidade de prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastur, a existência de um Plano Municipal de Turismo e as atividades de planejamento e governança da Prefeitura dedicadas ao turismo.
Políticas públicas
O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas.
É o mapa que define a área que deve ser trabalhada prioritariamente pelo ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção, observando características peculiares de demanda e vocação turística.