domingo, novembro 9, 2025
1.5 C
Brazil

Mais de 22 mil brasileiros pedem para morar no Paraguai

Data:

spot_img
spot_img

Paraguai registra número recorde de solicitações de residência no país, com aumento de 31,3% em 2025. Brasileiros lideram a lista de pedidos.

Paraguai está atraindo estudantes e também empresários, que vêem o país como “porto seguro” aos investimentos (Foto: Edmir Conceição – Agência 24h)
Por Agência 24h*

Do início de janeiro até o final de outubro de 2025, o Paraguai registrou recorde histórico na quantidade de pedidos de residência no país.

De acordo com os dados divulgados pela Direção Nacional de Migrações, cidadãos estrangeiros já apresentaram 38.236 solicitações em 2025. Número supera, em 31,3%, o total verificado no mesmo período do ano passado, que chegou a 29.126 no Paraguai.

De todos os pedidos apresentados em 2025, a maioria (27.489) corresponde ao regime de residência temporária. O restante (10.747) está ligado à concessão de residência permanente.

Quanto à nacionalidade dos estrangeiros que pedem para residir no Paraguai, destaque para os brasileiros: 22.136, o que equivale a 57,9% do total.

Em seguida, aparecem os argentinos (4.147), alemães (1.593), bolivianos (1.255), espanhóis (1.021) e venezuelanos (802). A lista continua com Países Baixos (650), Estados Unidos (640),  Rússia (474) e Colômbia (443).

A imigração de alemães para o Paraguai é um fenômeno que ganhou força mais recentemente, após a pandemia de covid-19. Indivíduos descontentes com o modo de vida na Europa estão formando colônias no país, em pequenas cidades do interior.

Celebridades também buscam residência no Paraguai, como o apresentador de TV e dono de rede de emissoras de rádio Ratinho, que anunciou que vai ficar residência no país vizinho.

O Paraguai registra um alto índice de crescimento, o que faz aumentar também o fluxo de brasileiros em busca de dupla nacionalidade nas fronteiras, como em Ponta Porã e Foz do Iguaçu.

Já o alto número de pedidos feitos por brasileiros tem relação com as matrículas em cursos universitários da área da saúde, principalmente Medicina. Empresários e investidores brasileiros também estão em fuga para o país vizinho, atraídos pela baixa carga tributária.

Dados do Conselho Nacional de Educação Superior (Cones) do Paraguai mostram que há 35.273 brasileiros estudando Medicina no país, distribuídos por polos como Ciudad del Este, Assunção e Pedro Juan Caballero, na fronteira de Ponta Porã.

(*) Fonte: Direção Nacional de Migrações do Paraguai – publicado por Guilherme Wojciechowski – H2Foz

 

Últimas notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui