Confira como essas inovações moldam a produtividade e geram incertezas sobre o futuro do trabalho
A disseminação de Tecnologias da informação e comunicação (TICs) como a Inteligência Artificial (IA), a Internet das coisas (IoT) e as plataformas digitais tem afetado não somente a atividade econômica em si, mas provocado efeitos sociais ainda não muito bem definidos. O livro “Digitalização e tecnologias da informação e comunicação: oportunidades e desafios para o Brasil” discute como essas inovações penetram o espectro socioeconômico causando mudanças na produtividade das empresas ao mesmo tempo em que transformam as relações trabalhistas e geram incertezas sobre o futuro do trabalho e do emprego.
Organizada pelo economista Luis Claudio Kubota, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, a obra reúne estudos de 15 pesquisadores. O lançamento foi realizado no dia 25, na sede do Instituto, em Brasília, e também na Unidade do Instituto no Rio de Janeiro, com transmissão online. A coletânea apresenta o caso de sucesso do Gov.br, além de discutir temas como regulação da inteligência artificial, segurança cibernética e robotização. A publicação também aborda a situação atual e as perspectivas da indústria 4.0 e da tecnologia 5G no Brasil e na Europa, bem como os efeitos da robotização no mercado de trabalho.
O objetivo do livro é contribuir para a compreensão dos impactos das TICs no desenvolvimento econômico e social do país, bem como para a formulação de políticas públicas relacionadas a essas tecnologias. Além de Luis Kubota, também assinam os artigos da coletânea Victo José da Silva Neto, Maurício Rosa, Tulio Chiarini, Leonardo Costa Ribeiro, Robert Spadinger, Anna Carolina L. Ribeiro, Pedro Cavalcanti G. Ferreira, Carlos Denner dos Santos Junior, Emílio Tissato Nakamura, Ana Paula Macedo de Avellar, André Tortato Rauen, Eduardo Toshiro Fujito, Marcos Rezende e Luís Fernando Tironi.
Comunicação – Ipea