Comitiva de Mato Grosso do Sul leva representantes dos dois principais destinos ecoturísticos do Estado – Bonito e Pantanal
Por Débora Bordim – Fundtur
Abriu nesta terça-feira 5, e vai até quinta, a maior feira mundial de turismo. A Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) representará o Estado na Alemanha durante a ITB Berlim. A presença de MS é uma das ações estratégicas para promover e divulgar o Estado como importante destino de ecoturismo e turismo de aventura para o público internacional.
“Mato Grosso do Sul está sempre presente na ITB, considerada a maior feira de turismo do mundo e onde está um dos nossos principais mercados que é o alemão, assim como todo o mercado europeu. É uma feira altamente produtiva, onde vamos ter reuniões com operadores internacionais e já pré-agendadas com parceiros como a ATTA e com outros que trabalharemos novos projetos”, destaca Bruno Wendling, diretor-presidente da FundturMS.
Conforme dados do Observatório e Turismo de Bonito, dos turistas europeus que mais visitaram o destino em 2023, os alemães foram o 2º maior público. Os holandeses aparecem em 1º, franceses em 3º e ingleses em 4º lugar. E no Pantanal, de acordo com a plataforma de dados Alumia, a Alemanha é o segundo país europeu que mais visitou a região por via terrestre.
“Faremos também uma ativação com a Rota Gastronômica Pantaneira, com o chef Paulo Machado, e entendemos que isso nos dá um ganho de posicionamento. A expectativa de participação de Mato Grosso do Sul na feira é muito boa, pois estamos indo com muita efetividade e também teremos empresários pantaneiros e representantes de Bonito numa mesa própria, ao lado da nossa. O Estado estará bem forte e representado pelos nossos dois principais destinos turísticos”, enfatiza Wendling.
A FundturMS terá um posto de trabalho no estande da Embratur para atendimentos e reuniões. E no dia 7 de março, das 12h30 às 13h30, promoverá no mesmo estande um Cooking Show com o Chef Paulo Machado.
A ITB
Há mais de 50 anos, a ITB Berlim promove networking e eventos de tendências, seja em formato virtual, presencial ou híbrido. E 2024, o evento presencial reúne cerca de 10 mil expositores de 180 países, além de mil compradores e 160 mil visitantes.
Sob o lema “Pioneiro na Transição em Viagens e Turismo”, a conferência mais importante da indústria de viagens leva ao mercado tendências globais, principais especialistas e exemplos atuais de melhores práticas. Serão três dias de palestras, painéis de discussão, exemplos de melhores práticas, entrevistas com especialistas e prêmios em tópicos inovadores, como tecnologia de viagens, marketing e vendas, viagens futuras, MICE, sustentabilidade, gestão de destinos, hospitalidade, responsabilidade social, viagens de negócios, trabalho futuro e muito mais.
PANROTAS
Por outro lado, o Fórum PANROTAS acontece nesses dois dias (5 6 de março), no WTC Event Center – Sheraton São Paulo Hotel, em São Paulo – SP.
Em sua 21ª edição, o FÓRUM PANROTAS 2024 apresentará diferentes modelos de negócios que estão se reinventando pelo uso da tecnologia, pelo impacto do consumidor conectado em novas plataformas e por ferramentas de marketing. Serão dois dias de painéis e palestras reunindo as principais lideranças e reconhecidos profissionais do setor.
“Mais um ano Mato Grosso do Sul abrindo o evento e sendo um dos principais apoiadores e esse ano será bem inovador. Pela minha não possibilidade de estar presente fizemos um material super legal para apresentar no palco e acredito que terá um impacto bem legal na plateia e esperamos surpreender mais uma vez. Todos os anos temos buscado apresentar novidades no Fórum Panrotas, ou apresentando novos produtos, ou atrações como o Gabriel Sater na época do remake da novela Pantanal, além do nosso time conectando com os principais executivos do mercado de turismo do país. Esperamos repetir o sucesso da nossa participação anos anteriores”, revela o diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de MS), Bruno Wendling, que na ocasião estará representando o MS em Berlim durante a Feira ITB.
O evento
Destinado a profissionais do turismo em geral, o evento exibe cases de sucesso de diferentes modelos de negócios que estão sendo reinventados pela tecnologia e pelo impacto do consumidor conectado em diferentes plataformas de comunicação. Palestras e painéis discutem o papel da liderança dentro das organizações, trazendo em cada edição as tendências do marketing, distribuição, sustentabilidade, tecnologia e análises sobre comportamento do consumidor. O evento reúne as principais lideranças dessa importante indústria, trazendo reconhecidos palestrantes tanto do Brasil quanto do exterior.
A estratégia de atuação da Fundação de Turismo será a exposição da logomarca “Isto É Mato Grosso do Sul” em toda a campanha de divulgação do evento; visibilidade da marca na cenografia de todo o evento; visibilidade da marca nas apresentações de áudio e vídeo; anúncio na revista especial de duas páginas duplas e anúncio publi-editorial de uma página na revista especial Fórum PANROTAS 2024; exibição dos vídeos promocionais do turismo de MS no auditório principal do evento; exibição da comunicação de Mato Grosso do Sul nos crachás do evento e momento apoiador no palco.
Diante da oportunidade de expor os destinos turísticos de Mato Grosso do Sul, a participação neste evento se mostra de grande importância para promoção e divulgação dos destinos turísticos com a intenção de fomentar o aumento do fluxo de turistas para Mato Grosso do Sul.
Texto: Débora Bordin, com informações da gerência de Mercado da FundturMS
Foto: Fórum Panrotas