Comunicado da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada informou que dos 48 militares do 10º Regimento que passaram mal, 20 seguem em tratamento
Por Agência 24h
A morte do soldado Vinicius Ibanez Riquelme após exercício de campanha no 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Bela Vista, teria sido provocada por Influeza (gripe), segundo a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
De acordo com o Exército, dos 48 militares que buscaram atendimento médico, 20 seguem em tratamento, dois dos quais submetidos a cuidados “intensivos e estáveis”.
Por outro lado, segundo o site Campo Grande News, já são 77 militares do 10º Regimento que recorreram a atendimento médico após treinamento realizado na semana passada, sem um motivo claro para tamanha contaminação. Apesar de suspeita de gripe, o quadro de um dos pacientes indica dengue. Também houve caso de desidratação severa. O Exército não é categórico sobre a causa do surto que levou tantos homens ao hospital, porque exames ainda estão sendo feitos, mas afirma que todos têm sintomas de infecção viral
No sábado (27), Vinicius Ibanez Riquelme, 19, passou mal e foi levado para o hospital, em Bela Vista, depois transferido para Campo Grande, onde morreu. Antes de adoecer, o militar participava de um treinamento. A região, no dia, era afetada por altas temperaturas.
Ao menos por enquanto, informações do Exército indicam que a morte do recruta tenha sido motivada por um surto de influenza.
A doença em questão é uma infecção causada pelo vírus da influenza, mais conhecida como gripe. Trata-se de um quadro agudo do sistema respiratório, com altas taxas de transmissão e também responsável por muitas hospitalizações, especialmente dos grupos de alto risco.
De acordo com a nota do Exército, dos 48 militares que recorreram aos hospitais, 24, sendo 20 recrutas e quatro da equipe de instrução, “ainda recebem apoio médico”. Dos militares que foram internados, cinco já receberam alta hospitalar, segundo a nota.
Ainda conforme o comunicado militar, “quatro dos casos apresentados foram confirmados como sendo influenza, por meio de exames laboratoriais”.
O Exército informou ainda que as medidas sanitárias adotadas, que visam evitar o agravamento dos casos de influenza, incluem:
1 – o reforço no serviço de saúde da unidade com equipes médicas multiprofissionais e ambulâncias;
2 – estabelecimento de um circuito de ambulâncias para a remoção de pacientes para hospitais com recursos mais amplos, incluindo suporte intensivo durante o transporte;
3 – estabelecimento de um grupo de suporte para os familiares dos afetados, oferecendo apoio psicológico e espiritual;
3 – realização de uma campanha emergencial de vacinação contra a influenza em parceria com a prefeitura municipal de Bela Vista, abrangendo todo o efetivo do regimento.