Basômetro, ferramenta que mede tamanho da base governista, mostra que os deputados de MS modularam. Beto Pereira, do PSDB, aprovou 92% dos projetos do governo Bolsonaro
Por AGÊNCIA 24H
De acordo com o Basômetro, ferramenta lançada pelo Estadão (Jornal do Estado de S. Paulo), os parlamentares da bancada federal de Mato Grosso do Sul modularam nas votações a favor e contra projetos do governo. O exemplo mais clássico da bancada de MS é o deputado Beto Pereira (PSDB). Ele foi o parlamentar fora da base aliada com maior percentual de votos a favor do governo Bolsonaro.
O maior índice de apoio aos projetos do governo de Bolsonaro atribuído a Beto Pereira tem a ver com pautas conservadoras e de costumes, que foram priorizadas pelo antecessor de Lula.
Beto Pereira votou a favor dos projetos do governo em 92% das vezes. Foram 200 votos a favor e apenas 18 contra. Esse percentual mostra que o deputado, de linha social-democrata, tem um perfil conservador e se posiciona, do ponto de vista ideológico, entre centro-direita e direita. O Basômetro traz a participação dele somente durante seu mandato no período da gestão de Bolsonaro.
Marcos Pollon (PL) e Rodolfo Nogueira (PL), apoiadores de Bolsonaro, assim como Camila Jara (PT), da base do governo Lula, não constam do levantamento por estarem no exercício do primeiro mandato. O Basômetro traz informações somente do período de 2003 a 2023. Mas a instalação de aplicativo em dispositivo móvel ou programa desktop permite ao eleitor acompanhar as votações em tempo real.
Dos parlamentares que pertenciam à base aliada de Bolsonaro, a então deputada Tereza Cristina, que na época estava filiada ao DEM, votou 100% a favor do ex-presidente. No período de 2019 a 2022 foram 35 votações em que ela disse sim. Ou seja, o apoio foi total. Entre 2015 e 2022, ela foi governista.
O deputado federal Vander Loubet (PT-MS) fez oposição a Bolsonaro, rejeitando 123 matérias, mas votou a favor em 42 projetos (25% a favor do governo Bolsonaro).
Dagoberto Nogueira (PDT-MS) fez oposição moderada ao governo Bolsonaro – 39% a favor, com aprovação de 71 matérias e rejeição de 111.
Dr. Luiz Ovando (PSL), na base aliada de Bolsonaro, votou 227 vezes a favor e contra em cinco votações.
Ex-parlamentares
O Basômetro não traz informações de como votaram a ex-deputada Carla Stephanini (MDB) e os ex-deputados Coronel Bitencourt (PRB) e Júnior Coringa (PSD). Assumiram por pouco tempo e não participaram de votações em plenário.
O ex-deputado Loester Trutis (PSL), votou 100% com o governo Bolsonaro em 189 ocasiões. Fábio Trad (PSD) foi aliado com 91% dos votos a favor de Bolsonaro – 223 votos a favor e 23 contra. Por último, Bia Cavassa (PSDB) votou a favor do governo Bolsonaro em 91% das ocasiões. Foram 182 votos favoráveis frente a 17 contrários.
Geral – Durante o mandato de Bolsonaro, o Congresso votou de acordo com as orientações do governo 76% das vezes, acima da taxa histórica de 75%.