domingo, novembro 24, 2024
4 C
Brazil

Encontro celebra o cinquentenário de tombamento do Forte Coimbra

Data:

spot_img
spot_img

Situada na margem direita do Rio Paraguai, em Corumbá, a edificação construída em 1775 foi tombada em 1974

Festa da Padroeira de Nossa Senhora do Carmo: comunidade civil local está perdendo espaços para realizar a celebração
Por Silvio de Andrade – Lugares.Eco

Em comemoração aos 50 anos de tombamento do Forte de Coimbra, a Câmara Temática de Patrimônio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS), o IPHAN/MS, a prefeitura de Corumbá, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e o Exército Brasileiro/Comando Militar do Oeste realizarão um encontro com palestras, apresentações de documentários e visitas guiadas, dias 22 e 23 de novembro.

Localizada na margem direita do Rio Paraguai, em Corumbá, a edificação construída em 1775 foi tombada em 1974 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e inscrita nos livros do Tombo Histórico e no Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. A fortificação é um exemplar da arquitetura militar portuguesa no século XVIII e foi construído com rocha balsática e argamassa de saibro e cal.

O monumento situa-se na tríplice fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia e pertence ao Exército Brasileiro e é mantida pela 3ª Companhia de Fronteira, unidade militar da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira/Comando Militar do Oeste situada em Corumbá.

Batismo de sangue

O superintendente do IPHAN/MS, João Henrique dos Santos, destaca que o forte tem papel fundamental na proteção do território brasileiro e na consolidação dos limites nacionais.

“Esta fortificação é uma das poucas no Brasil que teve o ‘batismo de sangue’, como os estudiosos chamam os locais que tiveram conflitos bélicos. As características arquitetônicas e paisagísticas também foram importantes para o primeiro tombamento do IPHAN na região sul do antigo Mato Grosso”.

Fortaleza e fé

A programação do encontro terá visitas guiadas ao Forte Junqueira, ao Instituto Homem Pantaneiro e ao Casario do Porto. Para a coordenadora da Câmara Temática, Lauzie Xavier, o objetivo do evento é o resgate da história e da cultura local. “Queremos colocar os jovens em contato com o Forte de Coimbra e com especialistas para que entendam a importância da preservação do nosso patrimônio”.

O autor do livro “Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul”, arquiteto e urbanista Rubens Moraes da Costa Marques, participará da programação apresentando a palestra “A Fortaleza e a Fé”, com base em um dos livros do Gen. Raul Silveira de Mello.

“Vou reunir nessa apresentação a questão da implantação de Coimbra, os elementos arquitetônicos, as etapas de construção da capela e a importância de Nossa Senhora do Carmo na história do forte, que tem uma presença na cultura local”.

A programação do dia 23 (sábado) será aberta a toda a comunidade e as inscrições poderão ser feitas no Centro de Convenções do Pantanal, local do evento.

Confira a programação:

Programação dia 22/11 (sexta-feira) para estudantes
14h Visitas guiadas ao Forte Junqueira, Museu de História do Pantanal e Instituto Homem Pantaneiro
20h Cinema no Iphan: mini documentário “Filhos de Coimbra”
Programação dia 23/11 (sábado) Centro de Convenções do Pantanal Corumbá
08h Credenciamento e abertura do evento
08h20 Palestra “Arquitetura Militar Moderna” Dra. Margareth Escobar Ribas (UFMS)
08h40 Palestra “O projeto de restauração do Forte de Coimbra” Ten. Kauanna Lourdes Vasconcelos de Sousa
09h Coffe break
09h20 Palestra “A Fortaleza e a Fé” Msc. Rubens da Costa Marques
09h40 Debate
12h Almoço livre
14h20 Palestra “Plano de conservação do Forte de Coimbra e os desafios para sua gestão” Msc. João Henrique dos Santos (superintendente do IPHAN/MS)
14h40 Apresentação “Dossiê da Festa N. Senhora do Carmo” Msc. Lívia Gaertner (Prefeitura Municipal de Corumbá)
15h Coffee break
15h20 Palestra “O Contexto Sociocultural da Festividade de N. Sra do Carmo em Forte de Coimbra” Dr. Joelson Pereira (UFGD)
15h40 Debate
16h Encerramento

Últimas notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui