quinta-feira, novembro 21, 2024
-0.2 C
Brazil

Doutora em Zootecnia vence disputa por reitoria da UFMS

Data:

spot_img
spot_img

Lista tríplice segue para Lula definir. Votaram 11.043 estudantes, servidores técnicos e professores, um número 34,19% superior em relação a 2020, ano da última eleição interna

Por Celso Bejarano – Agência 24h
Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo (Foto: Divulgação-UFMS)

Caso Lula siga o critério reafirmado por ele mesmo nas últimas declarações, de nomear o mais votado em eleições para as reitorias das universidades, Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, é quem vai chefiar a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) entre 2024 e 2028.

Médica veterinária Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, encabeçou a chapa 2 – Sempre Melhor, e obteve 51% dos votos, contra 42,29% do 2º colocado, Marco Aurélio Stefanes, da Chapa 3 – Um Marco para o Século XXI.

A UFMS tem um orçamento de R$ 1,2 bilhão. Não é pouca coisa, mas também não são poucas as demandas da universidade, que tem uma estrutura grande e onerosa. A lista tríplice com os resultados segue, agora, para a definição do presidente Lula, a quem compete nomear o reitor. Antes disso, já na segunda-feira, a UFMS cumpre o ritual de homologação do resultado.
A chapa de Camila, que tem como vice-reitor Albert Schiaveto de Souza, recebeu votos de 4.026 estudantes, 725 técnicos e 883 docentes. Neste pleito, segundo informou a assessoria de imprensa da universidade, foram 11.043 votos válidos, um número 34,19% superior em relação a 2020, ano da última consulta.
O resultado e a composição da lista tríplice seguem para homologação da Comissão Executiva Central, na segunda-feira, 13. Depois, para o presidente Lula.
O presidente da Comissão Executiva Central, Henrique Mongelli, segundo a assessoria, destacou que o processo eleitoral obteve um recorde de participação de estudantes e docentes.
“A participação nesse ano foi maior do que nas outras eleições e isso é muito bom. Isso é muito importante para mostrar como as pessoas se preocupam com o novo reitor que nós vamos ter na UFMS a partir do final desse ano. Esse ano, em particular, o processo eleitoral transcorreu com muita calma, com muita serenidade”, sustentou.
Quem é Camila – Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (MG), mestre em Ciência Animal pela UFMS e, também, doutora em Zootecnia pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). É professora da Faculdade de Medicina Veterinária.
Quem são os outros concorrentes – Marco Aurélio Stefanes, formado em Ciências da Computação da UFMS, fez mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e é professor da Faculdade de Computação.
Ruy Alberto Caetano Corrêa, formado em Zootecnia, mestre em Melhoramento Genético Animal pela UNESP e também doutor em Ciências Biológicas.

Últimas notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui