Novidade foi anunciada na festa de premiação das escolas de samba campeãs do Carnaval 2024
Depois de público recorde no Carnaval 2024, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), lançou a ideia de construção de um sambódromo na Capital. Entusiasmada, ao ritmo agitado das baterias, a prefeita participou da entrega das premiações às escolas de samba campeãs. Deixa Falar, Igrejinha e Catedráticos do Samba ocuparam o pódio.
A novidade para 2025 foi anunciada no discurso da premiação: “Essa é uma noite especial de premiação. Hoje eu quero saudar os integrantes da Lienca e os presidentes das escolas de samba que realizaram este trabalho que foi muito superior ao que nos foi proposto. O Carnaval já é uma festa que faz parte da cultura da nossa Capital e, por isso, vamos sentar e debater o projeto do sambódromo de Campo Grande, validando todo este trabalho e esforço, lançando-o ainda neste ano”, disparou.
Quem participa fielmente das festividades carnavalescas, aprova a iniciativa. “Para quem vive o Carnaval intensamente é uma notícia maravilhosa. O desfile deste ano provou o quanto temos gestores dedicados em enaltecer nossa cultura, não medindo esforços para que tudo fosse realizado sem erros. Aguardaremos o sambódromo na certeza de que em 2025 nossa festa será ainda maior e melhor”, afirmou Christiane Almeida, rainha do Carnaval 2024.
Valeu a pena!
O desfile das escolas de samba em 2024 foi considerado o maior de todos os tempos, com recorde de público de 15 mil pessoas em duas noites. Para Alan Catharineli, presidente da Liga das Escolas de Samba (Lienca) o sucesso do evento foi uma soma de vários fatores.
“Nosso Carnaval foi primoroso graças aos esforços de todos. Neste ano tivemos o primeiro ensaio técnico na Avenida do Samba, parte das arquibancadas foram cobertas para melhor abrigar nossos foliões, contamos com reforço na iluminação, foram disponibilizadas linhas especiais de transporte público e tudo isso resultou em arquibancadas e camarotes lotadas.
“Além disso – completou -, os recursos auxiliaram na qualidade da confecção de fantasias e carros alegóricos. O Carnaval vale a pena. Além de cultura, ele é emprego, movimenta as comunidades, os munícipes e fomenta a economia e o turismo da nossa Campo Grande”.
Apoio público
Para Zé Carlos, baluarte e embaixador do samba de Campo Grande e presidente da G.R.E.S Vila Carvalho, que recebeu o troféu de melhor comissão de frente e melhor ala das baianas, agradeceu o cuidado da prefeitura com o Carnaval, com o olhar de quem participa da festividade há décadas.
“Nosso desfile foi maravilhoso porque, pela primeira vez, vimos os esforços e recebemos muito apoio da gestão, nos proporcionando essa festa maravilhosa”.
Segurança
Sem ocorrências graves, além de grandioso, o Carnaval foi tranquilo. A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul garantiu a integridade dos foliões e do patrimônio histórico no complexo da Esplanada com 600 policiais diariamente e a Guarda Civil Metropolitana, assegurou a ordem no desfile das escolas de samba, com 60 guardas externos e internos por noite.
Além da segurança, os foliões puderam contar com os cuidados de equipes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Doze profissionais trabalharam diariamente garantindo assistência, atendimentos de urgência e serviço de prevenção a ISTs, com a distribuição de preservativos. A Cruz Vermelha também esteve presente com voluntários prestando os primeiros socorros a quem necessitasse.
Crianças e adolescentes
Com a Campanha “Pule, Brinque e Cuide”, a secretaria municipal de Assistência Social (Sas) levou sete equipes formadas por mais de 20 profissionais dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com apoio de equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS).
Utilizando materiais informativos/educativos, os profissionais orientavam foliões e comerciantes ambulantes quanto aos canais de denúncia e quanto a situações que configurassem crime contra crianças e adolescentes. Em 2023 foram registradas duas ocorrências de trabalho infantil, enquanto neste ano, não houve nenhuma ocorrência.
“O trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos tem sido exitoso, com a significativa queda no número de crianças e adolescentes encontrados em situação de Trabalho Infantil, em contrapartida, aos anos anteriores”, afirmou José Mário Antunes, secretário municipal de Assistência Social.
Ambulantes
Os 60 ambulantes cadastrados pela Sectur que estavam autorizados a trabalharem na praça de alimentação montada na Esplanada, elogiaram a organização. “Nós só temos a agradecer a oportunidade de participar de mais um Carnaval. Fomos muito bem assistidos pela Prefeitura e pela força policial. Tivemos apoio e segurança para que tudo fosse divertido, pois este é o sinônimo dessa festa”, afirmaram Ingrid Kalil e Diego McKenna, proprietários de um trailer de cachorro-quente.