quinta-feira, novembro 21, 2024
0.5 C
Brazil

Depois de morte de recruta, Exército monta gabinete de crise em quartel 

Data:

spot_img
spot_img

Soldado de 19 anos morreu por desidratação após participar de exercício de campanha no 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Bela Vista

Por Agência 24h

Ao menos 48 militares, entre instrutores e recrutas recém incorporados ao 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército, em Bela Vista, buscaram atendimento médico depois de mal-estar durante exercício de campanha. Um recruta morreu por desidratação. Dos 48 militares, 24 foram atendidos em hospitais, segundo a 4ª BDA-CMec.

Em razão da situação, o Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, sediada em Dourados, a quem o 10º RCM de Bela Vista está subordinado, decidiu montar um Gabinete de Crise para esclarecer o mal-estar coletivo e apurar a morte do soldado. A instalação do Gabinete foi informada por meio de nota à imprensa.

Diz o comunicado militar:

“O Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, ao tomar conhecimento do agravamento da situação sanitária que acometeu membros da equipe de instrução e recrutas recém incorporados ao 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado, após um exercício de campanha, adotou os seguintes procedimentos:

– Instalação de um Gabinete de Crise do Comando da Brigada, no Regimento;

– Reforço do Serviço de Saúde da Unidade com médicos e ambulâncias;

– Transferência dos casos mais graves para hospitais com maior capacidade de atendimento;

– Instrução à equipe médica para investigar a causa dos sintomas, dada a similaridade dos casos;

– Formação de um grupo multidisciplinar de suporte aos familiares dos militares hospitalizados;

– Implementação de um protocolo de controle sanitário para informar os soldados de Bela Vista e outros municípios tributários do serviço militar inicial;

– Comunicação com hospitais regionais sobre as hipóteses de diagnóstico mais prováveis; e

– Abertura de um Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar as circunstâncias de um óbito”.

O óbito citado na nota se refere à morte do soldado Vinícius Ibanez Riquelme, 19. Ele passou mal durante um treinamento. Era forte o calor na região. O rapaz teria ficado desidratado, recebeu atendimento médico e foi trazido para hospital em Campo Grande, mas não resistiu.

Ainda de acordo com a nota do Exército:

“As medidas sanitárias implementadas foram: Condução de exames laboratoriais para determinar a causa exata das enfermidades; e Início do tratamento dos sintomas conforme orientação médica”.

Últimas notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui