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Passados 20 anos, sonho da ferrovia bioceânica volta aos debates

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Proposta protagonizada por Mato Grosso do Sul em 2004 volta ao debate sobre a rota de exportações Ásia-Pacífico

Projeto comparável à Rota Bioceânica Rodoviária, promete encurtar significativamente as distâncias de comércio entre a América do Sul e a Ásia, reduzindo custos e tempo de transporte.

Corredor ferroviário teria ligação por Corumbá., passando pela ponte de Porto Esperança (Foto: Silvio Andrade)

A ideia de um corredor ferroviário bioceânico, estendendo-se por diversos países sul-americanos – incluindo Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile – utilizará malhas ferroviárias já existentes, integrando-as numa rede que atravessa o continente sul-americano.

Saiba mais:

Sonho da Bioceânica começou há 20 anos com projeto de corredor ferroviário

A Ferrovia Bioceânica, um ambicioso projeto de integração continental, promete revolucionar o transporte e o comércio na América do Sul. Planejada para estender-se da costa brasileira do Atlântico até o porto chileno de Antofagasta no Pacífico, a ferrovia busca oferecer uma rota mais eficiente e econômica para o mercado asiático, fortalecendo a competitividade dos produtos sul-americanos.

A necessidade da ferrovia surgiu da constatação de que a rota atual, que requer o transporte de mercadorias do interior do continente até o litoral atlântico e, em seguida, uma longa jornada marítima até a Ásia, é tanto cara quanto demorada. A ferrovia bioceânica promete encurtar esta rota em milhares de quilômetros.

Rota e especificações técnicas

A rota proposta começa nos portos brasileiros de Santos, Paranaguá e São Francisco do Sul, passando pelo Hub Internacional de Três Lagoas, e atravessando o Brasil até Corumbá, na fronteira com a Bolívia. Dali, segue para Santa Cruz de la Sierra, interligando-se a outros ramos da rede ferroviária que levam aos portos chilenos de Antofagasta e Iquique.

Trem das Nuvens na travessia da Cordilheira dos Andes (Foto: Ernesto Franco-2004)

O projeto enfrenta desafios significativos, incluindo a necessidade de revitalização de trechos ferroviários já existentes no Brasil, como a malha Oeste. Atualmente, a velocidade e a capacidade de carga desses trechos estão muito abaixo do ideal, exigindo investimentos substanciais e melhorias na infraestrutura.

Custos e benefícios comparativos

Comparada à Rota Bioceânica Rodoviária, a ferrovia oferece uma alternativa mais econômica e eficiente para o transporte de carga. Enquanto a rota rodoviária custaria cerca de 83 milhões de dólares, a ferrovia necessita de um investimento de aproximadamente 30 milhões de dólares.

A redução de custos e tempo no transporte de mercadorias para a Ásia pode aumentar significativamente a competitividade dos produtos sul-americanos nos mercados globais. E lógico, a ferrovia bioceânica pode impulsionar o desenvolvimento econômico regional, abrindo novas oportunidades de comércio e investimento.

Traçado da Rota Bioceânica

A Ferrovia Bioceânica é um projeto de grande escala que pode transformar o panorama econômico e comercial da América do Sul. Ao proporcionar uma conexão direta entre os oceanos Atlântico e Pacífico, ela representa não apenas uma inovação em termos de infraestrutura de transporte, mas também uma oportunidade para os países sul-americanos fortalecerem sua posição no comércio global. A realização deste projeto dependerá de colaboração internacional, investimentos substanciais e superação de desafios técnicos e logísticos.

Escrito por
Bruno Teles – Portal clickpetroleoegas.com.br

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