O Corredor da Saúde faz parte da Campanha Eu Respeito de abril.
Por Alíria Aristides – UFMS
O Corredor da Saúde faz parte da Campanha Eu Respeito de abril. A ação é realizada pela Universidade em parceria com os cursos de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia, por meio das ligas acadêmicas, do Programa de Educação Tutorial (PET) Saúde, e de projetos de pesquisa e extensão. O evento também terá a participação da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande e da Casa da Mulher Brasileira, que promove debate sobre enfrentamento da violência contra a mulher.
O diretor de Assuntos Estudantis, Edilson José Zafalon, pontua que as ações têm o intuito de valorizar a saúde como um dos pilares fundamentais do bem-estar humano e da qualidade de vida. “Ao promover ações como o Corredor da Saúde, estamos investindo na conscientização e na prevenção de doenças, o que contribui para a redução dos índices de morbidade e mortalidade, além de promover uma cultura de autocuidado e responsabilidade individual em relação à saúde”, enfatiza.
No dia da ação, mais de 18 atividades serão promovidas simultaneamente ao longo do Corredor Central. Serão abordados temas como situações de emergência em saúde mental, riscos da realidade virtual no equilíbrio humano, saúde reprodutiva feminina, saúde e segurança ocupacional do servidor, impactos das escolhas alimentares, fatores de risco de doenças cardiovasculares, entre outros. Entre os serviços ofertados, estão a vacinação contra a gripe, aferição de pressão arterial e glicemia capilar.
“Esperamos que os participantes saiam do evento com um maior conhecimento sobre como cuidar da sua saúde, além de estarem mais conscientes sobre a importância da prevenção de doenças e da adoção de hábitos saudáveis em seu dia a dia. Também esperamos que o evento promova um maior engajamento com a temática da saúde e inspire mudanças positivas de comportamento em relação ao cuidado pessoal”, complementa o diretor de Assuntos Estudantis
Para o psicólogo da Secretaria de Atenção à Saúde do Estudante, Fábio Barbosa Filho, que atua na organização do Corredor da Saúde, o evento é uma oportunidade de reforçar a importância da interdisciplinaridade para a manutenção da saúde. “Nós temos reunido várias profissões de saúde, especialidades e mesmo outras áreas interdisciplinares para mostrar a necessidade de um envolvimento social amplo e complexo na determinação da saúde. Afinal, é preciso a colaboração de toda a sociedade, com os profissionais de saúde, outras áreas do conhecimento, poder público e as próprias pessoas no seu dia a dia para nos tornarmos mais saudáveis”, explica.
O psicólogo ainda comenta a importância do foco na prevenção de doenças, para além do tratamento, que é um dos destaques do evento. “Ainda é muito comum entendermos a saúde apenas como ausência de doenças e procurarmos ajuda apenas quando nos sentimos mal, às vezes adiando bastante um tratamento. O Corredor da Saúde busca dar força à ideia da prevenção de doenças e da promoção da saúde como atos diários de cuidado”, finaliza.
Texto: Alíria Aristides