Parque na área urbana de Aquidauana tem extensa área verde, lagoa e apresenta as características do ecossistema do Pantanal
Por Silvio de Andrade – LUGARES.ECO
Com mais de R$ 22,8 milhões em investimentos, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul firmou convênio com a prefeitura de Aquidauana para execução da obra de revitalização, urbanização e infraestrutura urbana do Parque Natural da Lagoa Comprida. A área do parque tem aproximadamente 40 hectares e a intervenção vai garantir a pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e ciclovia no entorno.
Com uma extensa área verde e uma grande lagoa, o parque situa-se no perímetro urbano da cidade e apresenta as características do ecossistema do Pantanal, possui pista iluminada para caminhadas, quadra de areia e o Viveiro Municipal. É uma importante área de preservação e de contato com o meio ambiente, que ainda sofre intervenções humanas, sendo comum ainda encontrar armadinhas de caças.
Maior lagoa urbana
De acordo com o biólogo da secretaria municipal de Meio Ambiente da cidade, Fernando Ibanez, a unidade além de ter essa grande riqueza natural, controla o clima local, armazena e escoa as águas da chuva. Principal atração da população e dos visitantes, foi criada em 2001 e desempenha papel fundamental na preservação do patrimônio natural e cultural da região.
O espaço é amplamente utilizado para atividades ambientais, culturais, esportivas e de lazer, tornando-se um verdadeiro cartão-postal de Aquidauana. A área é localizada a aproximadamente 1,5 km do Córrego João Dias, e aberto, possui a maior lagoa urbana do município e rica biodiversidade, composta por centenas de espécies de aves, anfíbios, mamíferos, peixes e répteis, além árvores e plantas aquáticas.
Qualidade de vida
O governador Eduardo Riedel assinou o convênio com o município que garante o repasse do recurso em encontro com o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro. “Sabemos da importância desta obra específica para a população, é uma conquista para todos”, disse Riedel, ao anunciar o investimento. Para o prefeito, os recursos são permitir a revitalização de um espaço de grande importância ambiental.
“As famílias vão poder usufruir no lazer, esporte, cultura, entretimento. Vai ser algo transformador na nossa cidade, aproveitando uma natureza exuberante, proporcionando qualidade de vida para toda a população”, disse Ribeiro. “Sem apoio do governo seria impossível fazer a obra. É uma área de quase 40 hectares, com pista de ciclismo, caminhada, quadras de esporte, áreas de lazer, esse investimento é um presente para os aquidauanenses.”