Evento organizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) destaca iniciativa brasileira
Por Comunicação – Ipea
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) marcou presença na Conferência “Uma Região de Soluções Globais”, promovida pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) na Cidade do Panamá. O técnico de planejamento e pesquisa Pedro Silva Barros e a secretária-adjunta de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento e Orçamento, Vanessa Carvalho, participaram do painel que apresentou a iniciativa Rotas de Integração do Brasil com os demais países da América do Sul. Moderado pelo gerente de infraestrutura da CAF, Toni Silveira, o painel, realizado em 01/02, discutiu os desafios mais relevantes para o processo de integração da América do Sul e formas de assegurar uma governança duradoura para esse processo.
O pesquisador apresentou análises da Diretoria de Estudos Internacionais do Ipea sobre o avanço da produção brasileira para Oeste, com alto crescimento das exportações de estados mediterrâneos, como o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, que se dirigem majoritariamente para a Ásia-Pacífico, e como o Acre, Amazonas e Roraima, que têm em seus vizinhos – respectivamente Peru, Colômbia e Venezuela – o principal destino de suas vendas externas. Esse movimento ocorreu concomitantemente ao maior dinamismo do mercado asiático e ao avanço da participação do Brasil no total das exportações mundiais de produtos como carnes e algodão.
Barros também destacou as características do comércio intrarregional, que será ampliado com as rotas de integração: alta participação de produtos com maior intensidade tecnológica, mais acessíveis às pequenas e médias empresas, e oportunidade mais viável para iniciar o processo de internacionalização de setores que tradicionalmente se dirigem exclusivamente ao mercado doméstico.
Vanessa Carvalho pontuou a importância da criação de mecanismos efetivos de coordenação interna, nos países, entre os órgãos intervenientes, e de coordenação externa, para garantir uma governança perene para o tema, de modo que ele siga avançando. Ela informou que o Ministério do Planejamento e Orçamento pretende criar uma Comissão Interministerial para promover esta coordenação.
A secretária-adjunta reforçou que uma governança orientada por objetivos comuns, como aquela que já existe em torno do Eixo de Capricórnio – uma das 5 rotas de integração – pode ser utilizada como um bom modelo de governança nas demais rotas. Por fim, destacou o papel dos bancos de desenvolvimento em alavancar recursos que permitam aos países superar restrições fiscais para o financiamento desses projetos, e que o apoio técnico dessas instituições também terá papel relevante para que tenhamos projetos bem estruturados e planejados em cada uma das rotas priorizadas.
O Ipea participa do Subcomitê de Integração e Desenvolvimento da América do Sul do Ministério do Planejamento e Orçamento.
Publicações do Ipea sobre integração física da América do Sul estão disponíveis no Portal Ipea.
Confira, também, o roteiro de pontos debatidos, com mapas, dados e hyperlinks para os estudos originais.
Acesse o vídeo com a íntegra da Conferência
Comunicação – Ipea
(61) 2026-5501
(21) 3515-8704 / (21) 3515-8578
comunique@ipea.gov.br