A massa de ar polar que está avançando pelo Brasil causará uma queda expressiva das temperaturas
Por Matheus Manente – Meteored
Ao longo desta segunda-feira (28), já estará avançando pela região Sul uma massa de ar polar que fará as temperaturas caírem de maneira bastante expressiva no país. O frio chega após a passagem de uma frente fria que causa chuvas intensas, especialmente na região Sul.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de declínio das temperaturas para a segunda-feira (28) e a terça-feira (29) compreendendo 9 estados. Alguns podem, inclusive, registrar geadas na madrugada de terça-feira:
- Rio Grande do Sul: todo o território (risco de geadas generalizadas)
- Santa Catarina: todo o território (risco de geadas generalizadas)
- Paraná: todo o território (risco de geadas generalizadas)
- São Paulo: todo o território (risco de geadas pontuais)
- Mato Grosso do Sul: todo o território
- Mato Grosso: desde o sul do estado até Cuiabá
- Goiás: extremo sul do estado
- Minas Gerais: sul mineiro (risco de geadas pontuais) e Alto Paranaíba
- Rio de Janeiro: sul fluminense

Os ventos ocasionados pelo avanço da frente fria ocasionarão rajadas fortes no leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com ventos variando entre 60 km/h e 100 km/h. Há inclusive risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações, de acordo com outro alerta emitido pelo INMET.
Frio mais intenso será sentido na quarta-feira
O pico desta onda de frio começará a ser sentido na terça-feira (29), quando a massa de ar polar avança também para estados da região Norte, causando uma leve queda das temperaturas na região e alcançando uma grande abrangência dentro do país.

Estados como Rondônia e Acre registrarão uma leve queda de alguns graus nas temperaturas, especialmente entre a terça-feira (29) e quarta-feira (30), o que origina um episódio de friagem – caracterizada por uma queda das temperaturas na região Norte do país devido à incursão de massas de ar frio vindas do sul do continente.
Com este pico de frio na quarta-feira (30), há inclusive possibilidade de formação de geadas mais abrangentes na região Sudeste, envolvendo boa parte de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro, como é possível de se observar na imagem abaixo.

Após esse máximo, na quinta-feira (30), as temperaturas começam a se elevar e a chance de ocorrência de geadas no país já cai consideravelmente, ocorrendo apenas de maneira pontual. Ainda assim, um frio significativo continuará sendo sentido no Sul e no Sudeste do país.
Ao longo da sexta-feira (01), embora a massa de ar frio ainda faça as temperaturas caírem levemente nas primeiras horas do dia, ao longo da tarde e da noite ela se dissipa efetivamente. Isso fará as temperaturas no Brasil retornarem a patamares acima da média (mais quentes que o normal) no próximo final de semana.