Festival em 45 restaurantes de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Bonito vai até 15 de junho

Por Agência 24h*
Referência entre os eventos gastronômicos, em Mato Grosso do Sul, o Festival Brasil Sabor acontece simultaneamente em 45 restaurantes, de 4 cidades e promete, mais uma vez, ser uma grande celebração dos sabores que fazem de Mato Grosso do Sul uma das cozinhas mais ricas do país.
O presidente João Francisco Denardi lembrou que o Festival movimenta o setor. “Por ser realizado em cada restaurante participante, o formato do Festival estimula as pessoas a irem conhecer os estabelecimentos, além de experimentar os pratos, por isso ajuda a movimentar o nosso setor, fazendo com que mais pessoas frequentem os bares e restaurantes associados à Abrasel no MS”.
O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, falou sobre o apoio ao Festival. “O Sebrae apoia ações que fortalecem os pequenos negócios da gastronomia, e o Festival Brasil Sabor é um evento importante nesse sentido, pois mobiliza restaurantes, lanchonetes e bares locais a valorizarem a culinária regional, atrai o público para os estabelecimentos, gera renda e reconhece o trabalho dos empreendedores do setor”, afirmou.
Para os empresários, o festival é uma grande oportunidade para apresentar novas criações ao público, fidelizar pratos que já estavam no cardápio, atrair clientes e fortalecer a imagem do negócio. Em 2025, a expectativa da Abrasel no MS é ampliar a visibilidade e movimentar os restaurantes do Estado.
O empresário douradense Daniel de Alessio, do Mandhi Cozinha Autêntica, participa pela primeira vez do Festival. “Achei bem interessante, pois ajuda muito na divulgação, no marketing, especialmente por sermos um restaurante pequeno e no interior. O Festival Brasil Sabor ajuda a divulgar a nossa gastronomia, pois aqui na cidade temos vários restaurantes com excelentes pratos”.
Daniel participa do Festival com o Crudo de Peixe, um prato da cozinha fusion que mistura sabores brasileiros, orientais e mediterrâneos. “Meu prato tem como ingrediente principal o lombo do pirarucu, um peixe da Amazônia, que é marinado em um molho japonês chamado ponzo, é servido com a coalhada seca, que é um prato árabe, com gergelim torrado e molho pesto. É o queridinho da casa, por isso quis colocar ele no Festival. Ele é uma entrada, então foi mais para divulgar o restaurante, para ver como funciona, porque eu também já estou pensando no próximo, o Festival Bar em Bar, para colocar um prato mesmo, individual, a la carte, valorizando mais o que a gente tem próximo de nós”, revelou.
Em Bonito, o empresário Valentim Aparecido dos Santos, do Cantinho da Vovó, explicou que utilizou um prato que já fazia parte do seu cardápio, mas com um toque especial. “Já tenho esse prato no meu buffet há um bom tempo e a aceitação é muito boa. Para o Brasil Sabor, fiz algumas combinações que achei interessantes para criar um prato único, combinando a carne bovina ao molho de jabuticaba com o creme de abóbora cabotiã”.
Valentim falou ainda sobre o que os clientes podem esperar do seu Jabuticarne. “Um equilíbrio de sabores, a união do sal e do açúcar no mesmo prato. Uma combinação rara e perfeita para o paladar dos apreciadores e adeptos do agridoce”.
Serviço
Festival Brasil Sabor
Data: até 15 de junho
Cidades: Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Bonito
Número de participantes: 45 estabelecimentos
Realização: Abrasel no MS
Patrocínio local: Sebrae/MS
Local para consultar os participantes: https://conteudo.ms.abrasel.
Mandhi Cozinha Autêntica: Rua Hayel Bon Faker, 4440, 3º plano, Dourados/MS – (67) 99975-7047
Cantinho da Vovó: Rua senador Filinto Muler, 570, Bonito/MS – (67) 99636-9191
Imagem do destaque: Crudo de peixe – Mandhi – Cozinha Autêntica
(*) Fonte: Bureau de Planejamento Assessoria de Comunicação