quinta-feira, outubro 17, 2024
17.5 C
Brazil

Boletim da SES indica que dengue matou 14 pessoas de janeiro para cá

Data:

spot_img
spot_img

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, outras 14 mortes são investigadas

Por Agência 24h

Catorze pessoas morreram vítimas da dengue em Mato Grosso Sul, de janeiro para cá, uma média de um caso por semana, indica o boletim inspecionado por equipe da SES (Secretaria Estadual de Saúde), divulgado nesta quarta-feira (17).

O levantamento que apurou casos da última semana apontou a ocorrência de duas mortes acontecidas em duas cidades situadas na faixa de fronteira com o Paraguai, no caso, Ponta Porã e Amambai, municípios que, juntos, contam com população estimada de 132 mil habitantes.

Duas idosas morreram, sustenta o relatório da SES, uma de 91 anos e a outra de 74 anos de idade. Pesquisa aponta, também, que a doença tem matado mais pessoas idosas com idades que oscilam entre 70 e 90 anos.

No entanto, entre as vítimas, a dengue matou bebê de 1 mês, de 1 anos e também adultos com 33 anos de idade, como o caso de uma mulher, em Dourados.

De acordo com estudo o epidemiológico, além das 14 mortes confirmadas na última semana, a secretaria aguarda exames acerca de outros 14 morte que foram notificados como suspeita da doença.

Campo Grande, maior cidade MS, com perto de 1 milhão de habitantes não anotou nenhuma morte pela dengue neste ano, segundo a SES.
De janeiro até agora, diz a SES, foram notificados 14.270 casos de dengue, dos quais 5.754 foram confirmados.

Vacinação

Também segundo o boletim da SES, 36.408 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 73.344 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 3.859 casos prováveis, sendo 283 confirmados. Não há óbitos registrados. Segundo dados do período compreendido entre a semana epidemiológica 13 e semana epidemiológica 14, Juti apresenta alta incidência da doença, seguido por Antônio João, Paraíso das Águas e Jardim.

Os principais sintomas da dengue são: febre alta – 38.5ºC; dores musculares intensas; dor ao movimentar os olhos; mal estar; falta de apetite; dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

 

Últimas notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui