O índice de previsão extrema mostra que a presença da forte massa de ar polar sobre a Região Sul estará entre os 1% mais fortes da região em toda a história.
Por Agência 24h*
Nesta semana a presença de uma massa de ar polar sobre o centro-sul do Brasil vai provocar temperaturas negativas e que são consideradas extremas para algumas áreas do país. Os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina serão os mais afetados pelas baixas temperaturas.
Para que possamos caracterizar estes eventos, utilizamos a estatística. Um exemplo disso é a utilização do Extreme Forecast Index (EFI) do modelo ECMWF, o índice de previsão extrema, que é como chamamos no Brasil, considera valores extremos e que estão no topo da distribuição das temperaturas mínimas (neste caso) observada ao longo de vários anos.
Confira agora o que o EFI mostra em relação às temperaturas mínimas e na sequência a previsão para esta terça-feira (1) .
EFI indica valores extremos de temperatura mínima para esta terça-feira
O índice de previsão extrema ou EFI é utilizado para indicar qual é o tamanho do desvio da previsão do tempo em relação à climatologia daquela área ou região. Ou seja, sua função é nos mostrar eventos que não são comuns para diversas localidades com base na climatologia dessas regiões. Além disso, o EFI para temperatura possui limiares diferentes para mínimas e máximas.
Limiar do EFI para temperatura mínima (máxima):
- Valores entre -0.5 (0.5) e -0.8 (0.8) indicam que o tempo pode ser “incomum”
- Valores acima de -0.8 (0.8) sugerem que um evento “muito incomum” ou “extremo” pode ocorrer.
Abaixo vemos o EFI previsto entre terça (24) e quarta-feira (25) da semana passada, onde foi indicado a possibilidade de eventos extremos sobre boa parte do centro-sul do Brasil. No caso, a previsão indicou eventos extremos ou muito incomuns de temperaturas mínimas (regiões em rosa) para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e partes do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Entre amanhã (1) e quarta-feira (2), o EFI mostra uma menor região com possibilidade de eventos extremos, contudo, a preocupação será o Estado do Rio Grande do Sul e a serra catarinense que se encontra com maiores chances. Nas demais regiões brasileiras, o índice indica possibilidade de temperaturas incomuns para esta época do ano, contudo, não são considerados eventos extremos.
Semana terá temperaturas mínimas abaixo de 0°C
O final da noite de segunda-feira (30) será gelado sobre o estado gaúcho. Próximo a divisa com o Uruguai às 21h, o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica temperaturas próximas de 1°C, e em pontos isolados da região central, os termômetros vão marcar 0°C.
À medida que a terça-feira (1) se aproxima a massa de ar polar cobre o Rio Grande do Sul e as temperaturas caem ainda mais. Logo pela manhã, as temperaturas ficam abaixo de 0°C em diversos municípios como Bagé/RS e Dom Pedrito/RS com -2°C, Vacaria/RS, Caxias do Sul/ RS e São José dos Ausentes/RS tem previsão de mínimas na casa de -3°C, mínimas negativas previstas também para a quarta-feira (2).

A serra catarinense também não vai escapar das temperaturas negativas logo nos primeiros dias de julho. A manhã de terça (1) e quarta-feira (2), os municípios de São Joaquim/SC, Urupema/SC e Bom Jardim da Serra/SC serão os mais frios do estado com previsão de mínima variando entre -1°C e -3°C.
Se temos temperaturas baixas, temos riscos de geadas generalizadas por todo o estado gaúcho, Santa Catarina (exceção da porção norte) e sul do Paraná (divisa com o estado catarinense). Nestes municípios as temperaturas vão variar entre 0°C e 4°C, o que já proporciona geadas com intensidades que variam entre fraca e moderada entre esta terça (1) e quarta-feira (2).
As temperaturas também vão ficar amenas em partes do Centro-Oeste e do Sudeste esta semana. Ao menos até quarta-feira (2) o sul Mato Grosso do Sul terá mínimas variam entre 6°C e 13°C, nem mesmo as capitais escapam do friozinho durante todo o dia, os termômetros variam entre 9°C e 20°C em Campo Grande/MS.

No Sudeste o frio se prolonga até a quinta-feira (3), o leste da região será a mais atingida, inclusive São Paulo/SP. Na capital paulista as temperaturas variam com mínimas na casa dos 10°C e as máximas não superam os 15°C. Friozinho também no Rio de Janeiro/RJ, nos próximos dias a máxima não supera os 21°C.
Fonte: Meteored