Em Mato Grosso do Sul a aprovação de Lula apontada pelos institutos de pesquisa ficou no mesmo patamar regional
Por Agência 24h
Em recorte de pesquisa divulgada em 13 dezembro sobre a aprovação de Lula em Mato Grosso do Sul, o Instituto Ranking Brasil Inteligência apontava a mesma margem demonstrada no quadro regional: 48% de aprovação e 47% de desaprovação.
No quadro geral da Pesquisa Quaest, 47% dos brasileiros desaprovam o governo Lula. Por outro lado, em pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte), o índice nacional de aprovação caiu de 55% para 50,7%.
Chama a atenção na Pesquisa Quaest o fato de ser a primeira vez que o percentual dos que aprovam e desaprovam empata tecnicamente.
A maior variação na avaliação positiva do trabalho de Lula entre março e maio aconteceu na região Sul, subindo sete pontos percentuais, de 40% para 47%. Já a rejeição, que era de 57% (a maior entre as regiões), passou para 52%.
CNT
Em janeiro, mês da última divulgação da pesquisa, a taxa de avaliação positiva do governo era de 42,7%, enquanto a negativa era de 27,9%. Na prática, a avaliação positiva caiu cinco pontos em relação à rodada anterior. Já a aprovação pessoal de Lula no governo caiu de 55% para 50,7%, enquanto o índice de desaprovação subiu de 40% para 43,7%.
A pesquisa da CNT ouviu presencialmente 2.002 pessoas entre os dias 1º e 5 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.