Maior reserva de água doce da América do Sul e terceira maior do mundo pode sim esvaziar se o uso das águas subterrâneas fósseis não desacelerar e for bem gerido
Por Agência 24h*
O Aquífero Guarani é um importante corpo hídrico subterrâneo transfronteiriço formado na era Mesozoica, localizado sob as bacias dos rios Paraná, Uruguai, Paraguai, Pilcomayo, Bermejo e Salado. As águas fósseis se acumularam por dezenas de milhares de anos. Mas em tempo muito menor, sem comparação, e a crescente extração dessas águas significa algo muito preocupante, a sinalização de que elas podem se esgotar.
O Aquífero Guarani possui uma área aproximada de 1.194.000 km² e sua localização está sob parte dos territórios da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. No total, cerca de 24 milhões de pessoas vivem no território do SAG. Cerca de 1.500 municípios pertencentes aos quatro países constituintes estão localizados na área do SAG. Nove milhões são abastecidos pelo aquífero.
Um estudo realizado pelo Banco Mundial e pela Organização dos Estados Americanos identificou mais de 2 mil poços perfurados nesta reserva de água doce. A maior parte deles é utilizada para abastecer a cidade de São Paulo, que consome 80% da água extraída..