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A vida selvagem resiste em meio às obras do Corredor Bioceânico

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Trabalhos de terraplenagem, construção de bueiros e preparação da base do pavimento buscam conciliar obras com a proteção ambiental

Por Letícia Monteiro, Rota Bioceânica News*

Esta obra faz parte do Plano Socioambiental promovido pelo Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai para preservar o meio ambiente natural na área de intervenção, que neste trecho se estende de Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo, no departamento de Boquerón.

Como parte do monitoramento, são elaboradas fichas informativas mensais que documentam os avistamentos de espécies. Entre as espécies registradas estão a tartaruga-do-chaco (Chelonoidis chilensis), a anta-boliviana (Dolichotis salinicola), o jacu-de-coleira (Salvator rufescens), o jacu (Syrigma sibilatrix), a águia-coroada (Buteogallus coronatus), o íbis-de-cara-preta (Theristicus caerulescens) e o lobo-guará (Lycalopex gymnocercus), todos representantes do ecossistema do Chaco.

Travessias seguras para a vida selvagem do Chaco

Um dos esforços de conservação mais significativos ao longo da Rodovia Bioceânica é a incorporação de passagens para a fauna. No trecho 1, entre Carmelo Peralta e Loma Plata — 275,7 quilômetros já concluídos — foram construídas 13 passagens, projetadas para permitir a travessia segura da fauna local.

Na Seção 2, atualmente em desenvolvimento, está prevista a instalação de aproximadamente 15 passagens para grandes mamíferos. Este trecho compreende mais de 100 quilômetros da Rodovia PY15, entre as Rodovias D093 e PY09, incluindo vias de acesso a Loma Plata, Filadélfia e Mariscal Estigarribia.

Por sua vez, a Seção 3, em sua fase inicial, inclui a construção de 13 passagens adicionais para animais selvagens. De acordo com o relatório da Diretoria de Gestão Socioambiental (DGSA) do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), o Lote 1 inclui quatro pontos estratégicos já definidos, o Lote 2 tem cinco, o Lote 3 tem quatro e o Lote 4 está em processo de reajuste de sua proposta de acordo com estudos ambientais atualizados.

O Lote 1 abrange 53,8 quilômetros, entre os quilômetros 102,5 e 156 da Rodovia PY15, e está sendo executado pelo Consórcio Pacífico, composto pelas empresas EDB Construcciones e Enrique Díaz Benza Cano, sob a supervisão do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC). Estão em andamento os trabalhos de terraplenagem, construção de bueiros e preparação da base do pavimento, conciliando o progresso da construção com a proteção ambiental.

(*) Fonte: MOPC
Fotos: Divulgação: MOPC

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