quinta-feira, novembro 21, 2024
0.8 C
Brazil

Bonito ao redor do mundo: ecoturismo e a agenda climática

Data:

spot_img
spot_img

Investimento na promoção do ecoturíismo dentro e fora do Brasil fortalece o setor na Rota Bonito Serra da Bodoquena, onde a agenda climática já tem práticas referenciais

Por Silvio de Andrade*

A consolidação de Bonito como um dos destinos de ecoturismo mais badalados não foi uma conquista apenas pelas belezas naturais da Serra da Bodoquena ou a capacidade organizacional da cidade para receber os turistas. A atuação do município na promoção e marketing dentro e fora do Brasil, articulado com a Fundação de Turismo do Estado (Fundtur) e o trade, tem sido uma ação constante nos maiores eventos realizados pelo mundo.

Agora, protagonizando o debate da agenda climática e do meio ambiente como primeiro destino de ecoturismo com certificação de carbono neutro do planeta, desde 2022, Bonito chama a atenção também pelas iniciativas de sustentabilidade na preservação de seus rios cristalinos, modelo de desenvolvimento do turismo e na qualidade de vida local. O destino é celebrado nos grandes encontros como referência e case de conservação.

“A posição que hoje Bonito ocupa no mercado internacional, resultado da certificação e de sete anos da nossa participação ativa em eventos segmentados ou multiprodutos, potencializa, é claro, a promoção e a divulgação do destino. A prefeitura vem junto conosco, juntamente com a estância de governança do Bonito Convention e o trade, dando suporte para que possamos fortalecer essas estratégias”, disse Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur/MS.

Estratégias e eventos

Com um plano de marketing e divulgação alinhado com a Fundação e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a secretaria de Turismo de Bonito vem marcando presença em todas as feiras e encontros do setor no Brasil e no exterior, investindo não apenas na participação de seus gestores, mas, em estandes com alta tecnologia visual, folheteria e gastronomia. O destino já adquiriu seu espaço no Festival das Cataratas, de 5 a 7 de junho, em Foz do Iguaçu.

Sob o olhar do mundo, Bonito investe também na captação de eventos e recentemente conquistou para 2025 a sede de dois grandes encontros internacionais em articulação com a Embratur e a Fundtur: o AdventureELEVATE, maior conferência mundial sobre ecoturismo organizada pela Adventure Travel Trade Association (ATTA), e a Feira Internacional de Destinos Inteligentes, que reúne os expoentes de turismo e tecnologia latinos e europeus.

“Bonito é referência internacional de ecoturismo, não apenas por sua beleza natural e a qualidade dos seus serviços, mas porque está na vanguarda de políticas de sustentabilidade. Recebermos um evento desta magnitude da ATTA é um recado para o mundo de um Brasil que é o principal destino de ecoturismo do planeta, e promove um tipo de turismo que se propõe a construir um mundo melhor”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Impacto significativo

Com presença na maioria das ações de promoção da Capital do Ecoturismo, o prefeito bonitense Josmail Rodrigues enfatiza que investir no plano de marketing e divulgação é mais do que uma estratégia de posicionamento de mercado, mas uma prioridade de política pública. “Temos mostrado lá fora o nosso diferencial e o AdventureELEVATE, que foi uma conquista excepcional, vai ser a oportunidade de realmente trazermos os olhos do mundo para Bonito”.

Entre os dias 14 e 16 de maio, Bonito participou da IMEX Frankfurt – feira especializada em turismo de negócios e eventos, realizada na Alemanha, dividindo um estande organizado pela Embratur com cerca de 50 coexpositores brasileiros, entre destinos, regiões e empresas privadas. Na semana passada, integrou a caravana da Fundtur na 30ª BNT Mercosul, importante feira para promoção e negócios turísticos, realizada no Balneário Camboriu (SC).

“A participação em eventos como o IMEX Frankfurt permite que nossos destinos sejam apresentados a um público diversificado e altamente qualificado. É uma oportunidade única para Bonito mostrar suas belezas naturais e atrativos turísticos, além de estabelecerem parcerias estratégicas que podem gerar um impacto significativo no desenvolvimento econômico e turístico local”, destaca Juliane Salvadori, secretária municipal de Turismo.

Mais informação:
www.bcvb.com.br
www.turismo.bonito.ms.gov.br

(*) Assessoria de Imprensa da Rota Bonito e Serra da Bodoquena

Últimas notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui