Santiago Peña diz que negociações com o Brasil estão “nos acréscimos” do tempo regulamentar
Por – H2FOZ
Em visita a Ciudad del Este, na terça-feira (30), o presidente do Paraguai, Santiago Peña (Partido Colorado), respondeu às perguntas da imprensa a respeito das negociações com o Brasil sobre a tarifa da energia da usina binacional de Itaipu.
“A tarifa, enquanto não for anunciada, não está definida. É como um jogo de futebol, só termina com o apito final”, comparou o mandatário paraguaio. “E creio que já estamos nos acréscimos.”
A indefinição quanto à tarifa da hidrelétrica para 2024 ocorre por visões divergentes entre os países. Ao Brasil, maior consumidor, convém reduzir o custo da energia. Já o Paraguai, que vende seus excedentes, pretende aumentar os ganhos.
A declaração de Peña é similar ao que afirmou ao H2FOZ, na semana passada, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri. Em entrevista concedida ao portal e à Rádio Clube FM 100.9), Verri disse que a solução estava a caminho.
“Creio que estamos muito próximos de uma solução”, afirmou. “Tenho reunião com o ministro de Minas e Energia em Brasília, onde parece-me que os dados estão se aproximando. Portanto, pode ser, vou repetir, pode ser que ainda em abril ou no início de maio tenhamos a nova tarifa.”